e-NEWS
MAIO 2008

    Tamanho do texto: A A A Índice |Novos credenciados | Novos associados | Equipe e-News | Participe!

EM DESTAQUE

Divida seus estudos para certificação PMP® em pequenas partes

Por Cornelius Fichtner, PMP

Ser aprovado no Exame de Certificação PMP® é um dos mais importantes passos que você pode dar em sua carreira de Gerente de Projetos e também um dos mais assustadores. Uma quantidade infinita de informações parece desfilar em sua cabeça, mas não desanime! Através de um planejamento cuidadoso e estruturado você poderá passar no exame com o mínimo de estresse, assimilando mais informações do que necessário para ter sucesso em sua carreira.

Primeiramente você precisará de um plano de estudo. Avalie suas atividades diárias; muitas pessoas se dedicam meses de estudo e ignoram ter outras necessidades. Distrações ocorrem com frequência e evitá-las torna-se cansativo e acaba interferindo nos estudos. Relacione sua programação normal de atividades e então defina um horário diário para estudo, normalmente de 90 a 120 minutos. Estabelecendo uma rotina, você terá seu tempo de estudo distribuído sem descuidar de todo o resto que poderia distraí-lo.

Por que definir um tempo limite para estudo? Da mesma forma que após um esforço físico exagerado, após algum tempo de esforço mental excessivo você começa a perder o progresso obtido. Limitando seu tempo de estudo, você aumentará a fixação e a quantidade de conhecimento que você pode absorver! Se o seu objetivo é ser o melhor Gerente de Projetos possível, isto pode ser uma das coisas mais importantes que você poderá fazer pelo seu futuro. Você só vai precisar de 61% para passar no exame, mas se você deseja ser o melhor naquilo em que você escolheu ser, almeje mais do que isto.

Estabelecer metas semanais e acompanhar o seu progresso, não apenas o incetivará em seus estudos, mas também possiblitará que você aproveite melhor o seu tempo e estude eficientemente. Ao invés de tentar abranger tudo e eventualmente deixar de lado alguma parte importante do estudo, agindo dessa forma você cobrirá tudo. Antes de iniciar, uma boa idéia é fazer um diagrama de seus objetivos para cada semana. Isto ajudará você a focar em objetivos diários, sem estudar exageradamente uma sessão. Você irá assimilar muito mais se concentrando em um assunto de cada vez. Partindo do princípio de que você precisa aprender muitas coisas, sobre vários assuntos, será melhor dividir os assuntos em categorias de forma a fazer sentido para você. Se existir alguma coisa de seu interesse pessoal que você aprecie, coloque esta atividade como uma recompensa após o estudo de uma seção especialmente difícil.

Uma ótima técnica para a assimilação de novos conhecimentos é a repetição. Acredite ou não, repetir um fato para você mesmo cria um "caminho neural" em que sua memória poderá navegar novamente. Mais do que "gravar" estes conhecimentos em sua mente, você estará como que limpando um trilho em uma vegetação fechada para deparar-se com importantes conhecimentos no final do caminho. Fazendo repetições de um assunto para você mesmo ou escrevendo este assunto, você passará a ter esta informação disponível quando quiser. O melhor é praticar a repetição diariamente por um periodo de um mês, o ideal seria por dois meses. Se possivel, faça seus exercícios de repetição ao se levantar, logo após acordarmos o cérebro está no seu momento mais receptivo. Adicionalmente, deitado, relaxe por 10 minutos enquanto repete mentalmente o que você precisa memorizar. Isto poderá ser muito divertido e reforçará uma perspectiva positiva do seu teste para PMP!

Sem dúvida nenhuma você já deve ter ouvido falar de preparatórios para o exame PMP, que são cursos de estudo intensivo, normalmente duram de 2 a 5 dias, custam caro e prometem 95% de taxa de aprovação no exame. A maioria desses cursos tem suas aulas baseadas no PMBOK, que está disponível por um custo muito mais accessível. Através da leitura do PMBOK e destacando os trechos mais importantes, você aprenderá provavelmente quase tanto por uma fração do preço destes cursos preparatórios. A melhor recomendação é você fazer o seu plano, estabelecer uma rotina de estudo, dividir sua aprendizagem em pequenas partes e reforçar esta aprendizagem com a repetição.

Finalmente, uma importante sugestão - todos nós precisamos de uma pausa. Mesmo que você esteja gostando de seus estudos, você precisa de pelo menos um dia inteiro na semana para esquecer-se desse assunto e dedicar-se a outros. Não precisa ser necessariamente um programa super produzido ou que custe muito caro; uma caminhada no período da manhã, ler um livro, um cinema, um jogo, or qualquer coisa que realmente o faça sentir-se relaxado e revigorado. Este descanso semanal é tão importante quanto o trabalho que você executa semanalmente.

Cornelius Fichtner, PMP é um Gerente de Projetos Internacionais e um reconhecido especialista PMP. Ele é o anfitrião do PM Podcast do site www.thepmpodcast.com onde pode-se acessar gratuitamente entrevistas com especialistas em Gerência de Projetos de todo o mundo. Ele é também PM PrepCast no site www.pm-prepcast.com que ajuda mais de 2000 Gerentes de Projetos a se prepararem para o exame PMP. Comentários poderão ser enviados através do email to pm@pm-prepcast.com

< Voltar

Quer patrocinar a e-News? Entre em contato: comunicacao@pmisp.org.br.
Você está recebendo esse e-mail como um dos benefícios da associação ao PMI São Paulo. Somos totalmente contra o SPAM, caso não seja de seu interesse por favor encaminhe um e-mail para o endereço canaldireto@pmisp.org.br com o assunto Excluir. "PMI", "PMP", "CAPM", "PgMP" e "PMBOK" são marcas do Project Management Institute que estão registradas nos Estados Unidos e demais países.