e-NEWS
JANEIRO 2010

    Tamanho do texto: A A A Índice | Novos credenciados | Novos associados | Equipe e-News | Participe!

PROJETO DO MÊS

Geração de um artigo, um projeto que fala por si mesmo

A primeira edição de 2010 da “E-News” traz na seção “Projeto do Mês” um projeto de pesquisa premiado internacionalmente conduzido na Escola de Engenharia de São Carlos – USP.

O projeto de pesquisa foi patrocinado pela FAPESP e conduzido por Edivandro Carlos Conforto sob a orientação do professor Dr. Daniel Capaldo Amaral, docente e pesquisador do Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos – USP. Destaque para as três premiações internacionais recebidas nesse projeto, Edivandro é o primeiro brasileiro a ser contemplado com esses prêmios internacionais, uma importante conquista para a comunidade brasileira de gerenciamento de projetos.

Dados gerais do projeto de pesquisa

Titulo do projeto

Gerenciamento ágil de projetos: proposta e avaliação de método para gestão de escopo e tempo

Área de concentração

Gerenciamento de Projetos e Desenvolvimento de Produtos Inovadores

Responsáveis

Edivandro Carlos Conforto, aluno de mestrado, responsável pela execução (econfort@sc.usp.br)
Daniel Capaldo Amaral, professor doutor, orientador do projeto (amaral@sc.usp.br)

Duração do projeto

24 meses

Agencia financiadora

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)

Unidade de análise

A pesquisa foi conduzida simultaneamente em duas empresas de base tecnológica da região de São Carlos (Pólo Tecnológico de São Carlos)

Prêmios internacionais recebidos (2008 – 2009)

  1. James R. Snyder Student Paper of the Year Award (ISPA) 2008, Project Management Institute Educational Foundation (PMIEF)
  2. IPMA Young Research Award / Outstanding Research Contribution 2009, International Project Management Association (IPMA)
  3. Dr. Harold Kerzner Research Grant 2009, International Institute for Learning (IIL) – Project Management Institute Educational Foundation (PMIEF)

O projeto de pesquisa

A motivação da pesquisa foi a ausência de dados empíricos de aplicação da teoria do gerenciamento ágil de projetos (GAP) em empresas que desenvolvem produtos inovadores, incluindo hardware e software. Grande parte da literatura sobre o assunto está concentrada na área de desenvolvimento e engenharia de software. Poucos são os estudos que exploram essa teoria em outras áreas e tipos de empresas, havendo até uma falta de consenso quanto à definição do termo. Gerenciamento Ágil de Projetos, segundo proposto pelo pesquisador é: “uma abordagem fundamentada em um conjunto de princípios, cujo objetivo é tornar o processo de gestão de projetos simples, flexível e interativo; busca adaptar as práticas de gestão de projetos existentes para aplicação em ambientes dinâmicos de projetos com especificidades regidas pela inovação, elevados níveis de incertezas e complexidade (CONFORTO, 2009).

Dada a ausência de estudos e a demanda crescente por produtos inovadores que tem desafiado as práticas e métodos consagrados de gerenciamento de projetos, surge como alternativas novas abordagens. A mais difundida é a abordagem do gerenciamento ágil de projetos (GAP). O enfoque está no aprendizado contínuo por meio de interações constantes e entregas em tempo reduzido, possibilitando assim, agregar valor em ambientes dinâmicos de negócio.

No entanto, existe uma lacuna nessa teoria quanto à aplicação desses princípios no desenvolvimento de novos produtos, principalmente os que envolvem hardware. O enfoque dessa pesquisa foi investigar a aplicação prática dessa teoria no desenvolvimento de novos produtos. Para tal, foi adotada a seguinte estratégia: desenvolver, implantar e avaliar um método para planejamento e controle de escopo e tempo utilizando como base um conjunto de princípios do gerenciamento ágil de projetos. O método desenvolvido foi intitulado IVPM2 (Iterative and Visual Project Management Method) e foi criado por meio do extensivo estudo da literatura sobre GAP combinado com uma pesquisa-ação pura, realizada em duas empresas de base tecnológica da região de São Carlos, nomeadas “Empresa A” e “Empresa B”. A Figura 1 apresenta o cronograma do projeto, principais etapas e sua duração (em meses).

Resultados da pesquisa

A Figura 2 mostra o método IVPM2, seus componentes e o procedimento interativo com 7 etapas.
O método é composto por 5 componentes e um procedimento interativo com 7 etapas. Os componentes do método são: MFE – Modelo de Fases e Entregas; PVPCP – Painel Visual de Planejamento e Controle de Projetos; QPFS – Quadro de Planejamento Final Semanal; SGP – Sistema para Gestão de Projetos; e SID – Sistema de Indicadores de Desempenho. O procedimento interativo é composto de sete etapas conforme mostra a figura 2. Parte-se da adaptação do modelo para desenvolvimento de produtos, onde se inicia o processo interativo de “visão, exploração, adaptação e entrega”. O projeto é desenvolvido em ciclos interativos e entregas em curtos períodos de tempo.

O desenvolvimento e implantação do método ocorreram simultaneamente em duas empresas de base tecnológica e contou com a participação dos profissionais dessas empresas, considerando dois cenários distintos. Na empresa A, o IVPM2 foi implantado em um único projeto piloto, de longa duração e com maior complexidade e grau de inovação. Na empresa B o método foi testado em um ambiente multiprojetos (7 projetos) com menor duração e complexidade. Para avaliação do IVPM2 foi utilizada estatística descritiva a partir da análise de dados qualitativos e quantitativos, coletados por meio da aplicação de questionários, entrevistas e análise de documentos.

O objetivo foi responder ao problema central de pesquisa e as duas perguntas específicas que guiaram este estudo. O problema central dessa pesquisa foi descrito como: É possível aplicar os princípios do gerenciamento ágil de projetos para o planejamento e controle de projetos de produtos inovadores? E, consequentemente as questões específicas consideradas nesse estudo: Q1) O IVPM2 adere aos princípios da abordagem de gerenciamento ágil de projetos? Q2) O IVPM2 trouxe benefícios para a gestão de projetos das empresas? Os resultados apontaram evidências da presença de alguns princípios do GAP no método desenvolvido, classificando-o como um método ágil. Além disso, o IVPM2 foi capaz de proporcionar vários benefícios para a gestão de projetos de desenvolvimento de novos produtos em ambas as empresas estudadas. 
As evidências coletadas durante a pesquisa, portanto, indicaram diversos benefícios a partir da combinação de princípios do GAP com técnicas tradicionais de gestão de projetos e um software. São indícios de que é possível aplicar os princípios dessa teoria do GAP no planejamento e controle de projetos de desenvolvimento de produtos inovadores inseridos em ambientes dinâmicos de negócio. Por fim, o estudo aponta a necessidade de aprimorar as análises conduzidas e o próprio IVPM2 para aplicação e validação em outras empresas e ambientes de projeto.

Implicações teóricas e gerenciais

Essa pesquisa demonstrou que no gerenciamento ágil de projetos algumas das funções do software de gestão de projetos precisam ser revistas, para que seja útil como ferramenta para “todos”, cujo papel de comunicação e dispositivo de interação é até maior do que o de análise de dados dos projetos. Isso altera um paradigma construído ao longo de décadas da evolução da disciplina de gestão de projetos.

Apesar de as soluções visuais e técnicas adotadas no IVPM2, terem sido consideradas simples, em ambas as empresas os usuários do método indicaram a necessidade e contribuição da padronização de documentos para o processo de gestão, principalmente devido ao tipo de projeto de desenvolvimento de novos produtos que envolvem certo nível de inovação e estão sujeitos às incertezas do negócio. Outra conclusão importante da pesquisa aponta para as dificuldades de aplicar a abordagem do gerenciamento ágil de projetos em sua forma pura em ambientes inovadores aonde projetos de novos produtos envolvendo hardware estão inseridos. É uma importante evidência da importância de se considerar as práticas e técnicas conforme propostas no PMBoK (PMI, 2008) para melhor adequar as metodologias de GP para cada tipo de projeto, considerando também as características do ambiente de projetos que influenciam a gestão desses projetos.

O estudo demonstrou ser possível combinar práticas simples com dispositivos visuais e técnicas tradicionais e conceitos da teoria tradicional de gerenciamento de projetos conforme apresentado no guia PMBoK (PMI, 2008). O IVPM2 pode ser utilizado como exemplo para implantação de técnicas visuais de gestão e processos interativos em outros tipos de projetos. Os resultados não podem ser generalizados, mas podem ser utilizados como um guia para adequação de práticas tradicionais para ambientes de inovação em empresas de alta tecnologia.

Outras duas contribuições relevantes para a prática nas empresas são: a identificação da necessidade de padronização como forma básica para implantação de um método ágil para gestão de projetos, e a integração de software com técnicas simplificadas para facilitar o planejamento e controle de projetos.

Portanto não resta duvidas da relevância do IVPM2 para o gerenciamento de projetos de ambas as empresas que se propuseram a participar desse estudo. É preciso salientar as restrições e limitações dessa pesquisa, pois os resultados indicaram contribuições teóricas e práticas que podem ser úteis para o aprofundamento da disciplina de gestão de projetos, mais especificamente com relação à abordagem de gerenciamento ágil de projetos e, além disso, embasarem a delimitação de futuros estudos nessa área.
 
Fotos da implantação do IVPM2 nas empresas participantes do estudo

A Figura 3 mostra o PVPCP e o QPFS em uso na empresa A.

As Figuras 4 e 5 mostram os componentes PVPCP e QPFS em uso na empresa B.

Descrição dos prêmios internacionais recebidos

A mais recente conquista, anunciada no mês de outubro, foi o Dr. Harold Kerzner Research Grant, oferecido pelo International Institute for Learning, Inc. O prêmio de pesquisa é promovido pelo Project Management Institute Educational Foundation (PMIEF) e oferecido para alunos com potencial para pesquisa e excelente desempenho, tendo alcançado resultados relevantes para o avanço da teoria e prática de gerenciamento de projetos.

A pesquisa também foi contemplada com o James R. Snyder Student Paper of the Year Award (ISPA) em 2008. Este prêmio é oferecido para o melhor artigo em gerenciamento de projetos que tenha contribuição original para a teoria de gerenciamento de projetos e também possua relevância prática dos resultados. O candidato ao prêmio é selecionado com base nos resultados de sua pesquisa, competência e esforço empreendido para o avanço da teoria, conceitos, ferramentas e técnicas relacionadas ao gerenciamento de projetos. O aluno também recebeu o IPMA Young Research Award / Outstanding Research Contribution oferecido pelo International Project Management Association, tendo apresentado os resultados de sua pesquisa no congresso mundial realizado em 2009 na Finlândia.

Edivandro é o primeiro brasileiro a receber essas premiações. São conquistas importantes que contribuem para colocar o Brasil em evidência, mostrando a qualidade e relevância de nossas pesquisas na área de gestão de projetos. “Estou muito feliz por ter recebido esses reconhecimentos internacionais. Espero que esses prêmios sirvam de motivação para outros pesquisadores na área de gerenciamento de projetos. Vou continuar pesquisando esta mesma temática no programa de doutorado. O objetivo é continuar contribuindo para a comunidade de gerenciamento de projetos, investigando novas teorias, práticas e técnicas para o avanço da disciplina de gerenciamento de projetos em ambientes de inovação e complexidade”, diz Edivandro.

O trabalho na íntegra pode ser acessado por meio do link:
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-28072009-090239

Referência:
CONFORTO, E. C. Gerenciamento ágil de projetos: proposta e avaliação de método para gestão de escopo e tempo. 2009. 306 f. Dissertação (Mestrado) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2009

Sobre os pesquisadores:

Edivandro's photo copy.jpgEdivandro Carlos Conforto, formado em administração de empresas (FAM) mestre e doutorando em engenharia de produção pela Universidade de São Paulo (USP) – Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Reconhecido internacionalmente por sua pesquisa na área de gerenciamento ágil de projetos, é o primeiro brasileiro a receber três prêmios internacionais (2008 e 2009), oferecidos pelas principais instituições de gerenciamento de projetos no mundo, o Project Management Institute (PMI), o Project Management Institute Educational Foundation (PMIEF) e o International Project Management Association (IPMA). Como pesquisador do grupo EI2/NUMA/IFM, atua na área de gerenciamento ágil de projetos e gestão do desenvolvimento de produtos inovadores em empresas de alta tecnologia. Tem apresentado artigos na área em congressos nacionais e internacionais do PMI, e específicos da área de desenvolvimento de produtos. É palestrante e consultor de projetos inovadores e ministra cursos de gerenciamento de projetos. Contato: econfort@sc.usp.br

                                           
screen-capture.pngDaniel Capaldo Amaral, Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), e Mestre e Engenheiro de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É co-autor do livro Gestão de Desenvolvimento de Produto, da editora Saraiva, com cerca de 8.000 cópias vendidas, possui artigos em revistas especializadas no Brasil e exterior, e quase uma centena de artigos nos principais eventos científicos sobre gerenciamento de projetos e desenvolvimento de novos produtos. Desenvolveu protótipos de sistemas computacionais para engenharia colaborativa, estudos de implantações de sistemas para gestão do PDP, propostas de métodos e modelos para desenvolvimento de produtos e ferramentas para o ensino do tema. Participa do Grupo de Engenharia Integrada (EI2) e atualmente é professor do Departamento de Engenharia de Produção da EESC-USP, responsável pelas disciplinas de Gerenciamento de Projetos e Processo de Desenvolvimento de Produto, oferecidas aos diversos cursos da unidade.  Contato: amaral@sc.usp.br

< Voltar

Quer patrocinar a e-News? Entre em contato: comunicacao@pmisp.org.br.
Você está recebendo esse e-mail como um dos benefícios da associação ao PMI São Paulo. Somos totalmente contra o SPAM, caso não seja de seu interesse por favor encaminhe um e-mail para o endereço canaldireto@pmisp.org.br com o assunto Excluir. "PMI", "PMP", "CAPM", "PgMP" e "PMBOK" são marcas do Project Management Institute que estão registradas nos Estados Unidos e demais países.