e-NEWS
DEZEMBRO 2009

    Tamanho do texto: A A A Índice | Novos credenciados | Novos associados | Equipe e-News | Participe!

EM DESTAQUE

PgMP – Reconhecendo profissionais que gerenciam múltiplos projetos

Autora: Silvia Valéria Lodovico

A certificação PgMP®  (Program Management Professional) foi criada com o objetivo de reconhecer as qualificações de profissionais que comandam o gerenciamento coordenado de múltiplos projetos e garantem o sucesso de um programa.

Segundo o PMBOK 4ª Edição, Programa é um grupo de projetos relacionados, gerenciados de modo coordenado para a obtenção de benefícios e controle que não estariam disponíveis se eles fossem gerenciados individualmente.

O papel do Gerente de Programa é gerenciar coordenadamente múltiplos projetos inter-relacionados, direcionados a objetivos estratégicos e/ou organizacionais Além disto, são responsáveis por compartilhar os recursos entre os projetos que constituem o programa, visando o equilíbrio e maior otimização dos recursos em benefício do programa.

A credencial PgMP®  reconhece internacionalmente profissionais com experiência para tomar importantes decisões e traçar objetivos estratégicos para otimizar os resultados dos negócios. A Certificação PgMP® é atualmente a mais alta certificação que um profissional pode obter mundialmente do PMI®.

Para conseguir esta certificação, o candidato deverá atender as seguintes exigências, além de aderir ao Código de Conduta Profissional (Code of Professional Conduct). A competência dos candidatos será verificada em três passos:

Competence Evaluations 1
A avaliação inicial ocorrerá durante o processo de inscrição. Antes do candidato se tornar elegível a prosseguir com a certificação, ele será amplamente avaliado por um quadro de gerentes de programas quanto à sua experiência profissional.

Competence Evaluation 2
O próximo passo na avaliação ocorrerá com um exame de múltipla escolha no qual o candidato será solicitado a demonstrar sua habilidade em aplicar seu conhecimento em questões baseadas em cenários situacionais.

Multi-rater Assesment (MRA)
O último passo será uma avaliação 360 graus onde uma equipe de avaliadores irá verificar as suas habilidades em tarefas pertinentes ao gerenciamento de programas. Você preencherá uma auto-avaliação e deverá indicar 12 pessoas como referência para que eles o avaliem.

Além das etapas acima, o candidato ainda deverá se enquadrar em uma das duas situações abaixo.

  1. Ser graduado em qualquer curso de bacharelado ou equivalente e se nos últimos 15 anos tiver:
    quatro anos (6.000 horas) de experiência em gerenciamento de projetos
    E
    quatro anos (6.000 horas) de experiência em gerenciamento de programas

  2. Não for graduado em um curso de bacharelado e se nos últimos 15 anos tiver:
    quatro anos (6.000 horas) de experiência em gerenciamento de projetos
    E
    sete anos (10.500 horas) de experiência em gerenciamento de programas

O exame é composto por 170 questões de múltipla escolha, sendo 150 questões válidas para o exame e de 20 questões de validação, com duração máxima de 4 horas e podendo ser realizado somente na língua inglesa.

O custo do exame é de U$ 1.500,00 para associados do PMI e US$ 1.800,00 para não-membros.

No caso de reprovação no exame de múltipla escolha, os candidatos poderão refazer o exame por até duas vezes dentro do período de um ano, desde que seja enviado ao PMI um formulário de requisição. (Re-examination Form) e paga uma taxa de U$ 500,00 para associados PMI e U$ 600,00 para não-membros.

Após a terceira tentativa sem sucesso o candidato deverá aguardar um ano a partir do último exame antes de tentar novamente.

Para todas as certificações, o estudo do PMBOK é imprescindível e com esta não iria ser diferente. Porém, a experiência em gerenciamento de múltiplos projetos é fundamental para obter sucesso nesta certificação.

Com isso, como guia para estes profissionais, o PMI® desenvolveu o “The Standard Program Management”. Este padrão fornece aos gerentes de programas um corpo de conhecimento com a mesma intenção do PMBOK®, com o objetivo de disseminar o conhecimento de forma padronizada, mostrando as boas práticas e habilidades que levam ao sucesso do gerenciamento de programas, que também é insumo para o processo de estudo para obter a certificação.

Vale lembrar que estudar o Código de Ética e Conduta Profissional do PMI®, praticar muitos exercícios e realizar diversos simulados é de grande valia.

Para manter a certificação, os profissionais certificados PgMP® devem acumular um mínimo de 60 Professional Development Units (PDUs) durante cada ciclo de Continuidade da Certificação. Este ciclo tem 3 anos de duração e começa em 1º de janeiro do ano em que se obteve a certificação inicial.

Para saber mais detalhes sobre esta certificação, visite: www.pmisp.org.br

E no site www.pmi.org é possível obter informações sobre visão geral da certificação (PgMP Handbook), o Código de Ética e Conduta Profissional (PMI Code of Ethics and Professional Conduct), Principais questionamentos sobre a certificação (Certification FAQ); além de poder realizar a inscrição, verificar locais de realização do exame e associar-se ao PMI..

< Voltar

Quer patrocinar a e-News? Entre em contato: comunicacao@pmisp.org.br.
Você está recebendo esse e-mail como um dos benefícios da associação ao PMI São Paulo. Somos totalmente contra o SPAM, caso não seja de seu interesse por favor encaminhe um e-mail para o endereço canaldireto@pmisp.org.br com o assunto Excluir. "PMI", "PMP", "CAPM", "PgMP" e "PMBOK" são marcas do Project Management Institute que estão registradas nos Estados Unidos e demais países.