PgMP – Reconhecendo profissionais que gerenciam múltiplos projetos
Autora: Silvia Valéria Lodovico
A certificação PgMP® (Program Management Professional) foi criada com o objetivo de reconhecer as qualificações de profissionais que comandam o gerenciamento coordenado de múltiplos projetos e garantem o sucesso de um programa.
Segundo o PMBOK 4ª Edição, Programa é um grupo de projetos relacionados, gerenciados de modo coordenado para a obtenção de benefícios e controle que não estariam disponíveis se eles fossem gerenciados individualmente.
O papel do Gerente de Programa é gerenciar coordenadamente múltiplos projetos inter-relacionados, direcionados a objetivos estratégicos e/ou organizacionais Além disto, são responsáveis por compartilhar os recursos entre os projetos que constituem o programa, visando o equilíbrio e maior otimização dos recursos em benefício do programa.
A credencial PgMP® reconhece internacionalmente profissionais com experiência para tomar importantes decisões e traçar objetivos estratégicos para otimizar os resultados dos negócios. A Certificação PgMP® é atualmente a mais alta certificação que um profissional pode obter mundialmente do PMI®.
Para conseguir esta certificação, o candidato deverá atender as seguintes exigências, além de aderir ao Código de Conduta Profissional (Code of Professional Conduct). A competência dos candidatos será verificada em três passos:
Competence Evaluations 1
A avaliação inicial ocorrerá durante o processo de inscrição. Antes do candidato se tornar elegível a prosseguir com a certificação, ele será amplamente avaliado por um quadro de gerentes de programas quanto à sua experiência profissional.
Competence Evaluation 2
O próximo passo na avaliação ocorrerá com um exame de múltipla escolha no qual o candidato será solicitado a demonstrar sua habilidade em aplicar seu conhecimento em questões baseadas em cenários situacionais.
Multi-rater Assesment (MRA)
O último passo será uma avaliação 360 graus onde uma equipe de avaliadores irá verificar as suas habilidades em tarefas pertinentes ao gerenciamento de programas. Você preencherá uma auto-avaliação e deverá indicar 12 pessoas como referência para que eles o avaliem.
Além das etapas acima, o candidato ainda deverá se enquadrar em uma das duas situações abaixo.
- Ser graduado em qualquer curso de bacharelado ou equivalente e se nos últimos 15 anos tiver:
quatro anos (6.000 horas) de experiência em gerenciamento de projetos
E
quatro anos (6.000 horas) de experiência em gerenciamento de programas
- Não for graduado em um curso de bacharelado e se nos últimos 15 anos tiver:
quatro anos (6.000 horas) de experiência em gerenciamento de projetos
E
sete anos (10.500 horas) de experiência em gerenciamento de programas
O exame é composto por 170 questões de múltipla escolha, sendo 150 questões válidas para o exame e de 20 questões de validação, com duração máxima de 4 horas e podendo ser realizado somente na língua inglesa.
O custo do exame é de U$ 1.500,00 para associados do PMI e US$ 1.800,00 para não-membros.
No caso de reprovação no exame de múltipla escolha, os candidatos poderão refazer o exame por até duas vezes dentro do período de um ano, desde que seja enviado ao PMI um formulário de requisição. (Re-examination Form) e paga uma taxa de U$ 500,00 para associados PMI e U$ 600,00 para não-membros.
Após a terceira tentativa sem sucesso o candidato deverá aguardar um ano a partir do último exame antes de tentar novamente.
Para todas as certificações, o estudo do PMBOK é imprescindível e com esta não iria ser diferente. Porém, a experiência em gerenciamento de múltiplos projetos é fundamental para obter sucesso nesta certificação.
Com isso, como guia para estes profissionais, o PMI® desenvolveu o “The Standard Program Management”. Este padrão fornece aos gerentes de programas um corpo de conhecimento com a mesma intenção do PMBOK®, com o objetivo de disseminar o conhecimento de forma padronizada, mostrando as boas práticas e habilidades que levam ao sucesso do gerenciamento de programas, que também é insumo para o processo de estudo para obter a certificação.
Vale lembrar que estudar o Código de Ética e Conduta Profissional do PMI®, praticar muitos exercícios e realizar diversos simulados é de grande valia.
Para manter a certificação, os profissionais certificados PgMP® devem acumular um mínimo de 60 Professional Development Units (PDUs) durante cada ciclo de Continuidade da Certificação. Este ciclo tem 3 anos de duração e começa em 1º de janeiro do ano em que se obteve a certificação inicial.
Para saber mais detalhes sobre esta certificação, visite: www.pmisp.org.br
E no site
www.pmi.org é possível obter informações sobre visão geral da certificação (
PgMP Handbook), o Código de Ética e Conduta Profissional (
PMI Code of Ethics and Professional Conduct), Principais questionamentos sobre a certificação (
Certification FAQ); além de poder realizar a inscrição, verificar locais de realização do exame e associar-se ao PMI..
< Voltar