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Certificação PMP®

Project Management Professional

Desde 1984, o Project Management Institute tem se dedicado ao desenvolvimento e manutenção de um rigoroso Programa de Certificação Profissional, com base em um exame, visando o avanço da profissão de Gerenciamento de Projetos e o reconhecimento das conquistas individuais nesta área. A Certificação Project Management Professional (PMP®) do PMI® é a credencial profissional mais reconhecida e respeitada em termos mundiais no que tange ao Gerenciamento de Projetos. Em 1999, o PMI tornou-se a primeira organização no mundo a ter seu Programa de Certificação reconhecido pela International Organization for Standardization (ISO) 9001.

Para obter a Certificação PMP, o profissional deve satisfazer a determinados requisitos de educação e experiência, concordar e aderir ao Código de Conduta Profissional (Code of Professional Conduct) e passar no Exame de Certificação PMP.

Requisitos para Certificação PMP®

As horas de experiência devem de ser adquiridas nos últimos 8 anos, independente do grau de educação.
Em todo mundo existem mais de 1.000.000 profissionais certificados PMP que prestam serviços em 214 países.

Hoje, muitas organizações vêm requerendo que os profissionais tenham a Certificação PMP, tanto para desenvolvimento individual na organização quanto para obtenção de um emprego.

O Exame de Certificação

O Exame de Certificação PMP® é oferecido em computador, ao longo de todo ano, em diversos países, e seu custo é de:

R$ 1.967,00 para membros do PMI®
R$ 3.370,00 para não membros

No site do PMI (www.pmi.org) você encontra informações detalhadas sobre:

Visão Geral da Certificação (PMP® Handbook)
Código de Ética e Conduta Profissional do PMI (PMI Code of Ethics and Professional Conduct)
Inscrição online para o Exame de Certificação PMP® (Online Application Form)
Dicas de Preparação da Inscrição para Certificação PMP® (Application Checklist)
Dicas para se Preparar para o Exame de Certificação PMP® (Preparation of your Application)
Locais de Realização dos Exames (Examination Locations)
Informações sobre nova realização do exame (Re-examination Information)
Respostas para Perguntas Freqüentes (Certification FAQ)

Esta certificação é a certa pra mim?

Se você responder "sim" a todas as questões abaixo, é possível que a certificação seja própria para você:

  • Você tem bacharelado ou o equivalente global e 36 meses de experiência em gerenciamento de projetos profissional? Se não, você tem um diploma secundário ou o equivalente global e 60 meses de experiência em gerenciamento de projetos profissional?
  • Você tem pelo menos 35 horas de educação formal em gerenciamento de projetos (por exemplo, cursos ou programas oferecidos pelo PMI, universidades ou faculdades, empregadores ou empresas, cursos à distância ou empresas de treinamento)?
  • Você executa suas atividades sob supervisão?
  • Você é responsável por todos os aspectos de um projeto ou da vida do projeto?
  • Você lidera ou dirige times multifuncionais para entregar projetos dentro das restrições de cronograma, custo e escopo?
  • Você demonstra conhecimento e experiência suficientes para apropriadamente aplicar uma metodologia para projetos que possuem requisitos e entregas razoavelmente bem definidos?
  • Você conhece (e já leu) o PMBOK® Guide?
O Processo de Re-certificação

Visão Geral dos Requisitos para Continuidade da Certificação
O Continuing Certification Requirements (CCR) apóia o desenvolvimento profissional dos Project Management Professionals e a manutenção da Certificação PMP.
Os propósitos do CCR são:

  • Dar sustentabilidade à Certificação PMP® como uma certificação global;
  • Intensificar o desenvolvimento profissional dos certificados PMP®;
  • Encorajar e reconhecer oportunidades de aprendizagem individual;
  • Oferecer um mecanismo objetivo e padronizado para obtenção e registro das atividades de desenvolvimento profissional.

Os profissionais certificados PMP® devem acumular um mínimo de 60 Professional Development Units (PDUs) durante cada ciclo de Continuidade da Certificação. Este ciclo tem 3 anos de duração e começa em 1º de janeiro do ano em que se obteve a certificação inicial. Os profissionais devem também estar em concordância com o Código de Ética e Conduta Profissional do PMI® (PMI Code of Ethics and Professional Conduct) para manter a certificação.

PDU é a unidade de medida utilizada para quantificar atividades aprovadas de serviço profissional e aprendizagem. Essas atividades devem estar relacionadas a tópicos de Gerenciamento de Projetos substancialmente consistentes com as áreas de conhecimento e os processos descritos no A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide) e envolver recursos especializados apropriados.

Tipicamente, uma PDU é obtida para cada hora gasta em uma atividade ou experiência de aprendizagem estruturada planejada. Esta atividade ou um grupo de atividades relacionadas deve ter um mínimo de uma hora completa para ser aceito, podendo ser reportadas frações de 0,25 PDU a partir da primeira hora completa informada. São permitidos dez minutos de intervalo para cada hora em programas que excedam uma hora de duração.

Exceções: Números específicos de PDUs também podem ser ganhos por serviços profissionais e por atividades de ensino especificadas.

Os profissionais certificados PMP® são responsáveis por reportar suas atividades conforme elas ocorram. Eles devem fazer cópias do PMP® Professional Development Activities Reporting Form (que pode ser obtido no site do PMI: www.pmi.org), entrar com as informações requeridas e enviar por fax ou e-mail o formulário preenchido (apenas o formulário) para PMI/CCR Records Office na Universidade de Oklahoma. O CCR Activities Reporting Form também deve ser enviado por e-mail para pmirecords@pmi.org. Transcrições das atividades serão enviadas para os certificados anualmente. Eles podem visualizar suas CCR transcriptions online através do site do PMI® (www.pmi.org) e também podem reportar atividades eletronicamente através do site.

Todos os certificados devem manter um arquivo CCR pessoal, com toda a documentação que suporte as atividades reportadas. Um percentual de profissionais será randomicamente selecionado e auditado a cada ano. Portanto, a documentação deve ser mantida por pelo menos 12 meses após o final do Ciclo CCR.

Para informações adicionais, consulte o CCR Handbook que pode ser acessado através do site do PMI (www.pmi.org).

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