fbpx

Certificação PMI-RMP®

Risk Management Professional

A credencial PMI-RMP® atesta que o profissional tem habilidades específicas para avaliar e identificar os riscos dos projetos, além de mitigar as ameaças e aproveitar as oportunidades trazidas pelos riscos. O credenciado PMI-RMP® também possui um nível básico de competência nas demais áreas que compreendem o gerenciamento de projetos. Empregadores podem confiar nas habilidades e na experiência dos certificados PMI-RMP® para contribuir de forma decisiva com o bom desempenho dos projetos.

Requisitos para Certificação PMI-RMP®
Requisitos para certificação RMP ®

InstruçãoEscolaridade Graduação - Formação de quatro anos (Bacharel ou global equivalente)

EXPERIÊNCIA

24 meses de experiência na área específica de gerenciamento de riscos realizadas nos últimos 5 anos

EDUCAÇÃO FORMAL

30 horas de educação formal na área de gerenciamento de riscos

InstruçãoEscolaridade Mínima - Ensino médio (diploma de ensino médio ou global equivalente)

EXPERIÊNCIA

36 meses de experiência na área específica de gerenciamento de riscos realizadas nos últimos 5 anos

EDUCAÇÃO FORMAL

40 horas de educação formal na área de gerenciamento de riscos

Processo de Certificação

O primeiro passo é preencher e submeter o formulário "online application", no qual o candidato informa seus dados pessoais e fornece detalhes sobre sua experiência profissional. O formulário deve ser enviado em até 90 dias a partir do início do preenchimento. Após o envio, o PMI® tem 5 dias para avaliar os dados enviados e, na sequência, permitir que o candidato faça o pagamento. Após o pagamento é possível que a inscrição seja selecionada pelo processo de auditoria. Nesse caso o candidato deve enviar pelo correio os documentos solicitados em até 90 dias. A etapa seguinte é o agendamento do exame de certificação. O agendamento pode ser realizado até 1 ano depois da aprovação do "online application". O candidato aprovado no exame obtem a credencial PMI-RMP®.

O Exame de Certificação

A prova é composta por 170 questões de múltipla escolha (20 são "pretest" e não afetam a pontuação). O tempo para realizar o exame é de três horas e meia, sem intervalos. As questões da prova tratam dos domínios relacionados ao gerenciamento de riscos (Comunicação de Riscos, Análise de Riscos, Planejamento de Respostas ao Risco e Governança de Riscos)

R$ 3.158,00 para membros do PMI®
R$ 4.069,00 para não membros”

O Processo de Re-certificação

O processo de re-certificação, chamado Continuing Certification Requirements (CCR) Program, tem como objetivo manter os credenciados atuantes no que diz respeitos às suas atividades relacionadas ao gerenciamento de riscos. Após obter a credencial PMI-RMP sua certificação é considerada ativa. Para permanecer com a credencial ativa é preciso reportar 30 PDU´s (professional development units) a cada ciclo de três anos. Os PDU´s podem ser obtidos de diversas formas:

Cursos oferecidos por entidades reconhecidas pelo PMI (REP´s)
Educação formal
Auto-estudo
Publicação de artigos, participação em eventos, desenvolvimento de cursos etc.
Trabalho voluntário
Atividades profissionais

Cada categoria confere um determinado número de PDU´s. Há também limites para cada categoria por ciclo de re-certificação.

Para mais detalhes sobre a credencial PMI-RMP, consulte o site da certificação (http://www.pmi.org/Certification/PMI-Risk-Management-Professional-PMI-RMP.aspx).

TOP
Loading...
X