e-NEWS
MAIO 2013
Índice    |   Novos credenciados    |    Novos associados    |    Equipe e-News    |    Participe!

PMI SÃO PAULO
EM NÚMEROS

Acompanhe a evolução dos números do PMI-São Paulo
Passamos a ser o 10º maior Capítulo do Mundo.


EM DESTAQUE

Os 10 Mais!
10 Dicas para você negociar melhor!


ACONTECEU

Palestra Priorização de Projetos com base na Estratégia da Organização
Confira como foi a Palestra “Priorização de Projetos com base na Estratégia da Organização” realizada pelo PMI-SP Branch Campinas.


ENTREVISTA

Entrevistamos André Choma, engenheiro na Vale e Diretor de Administração e Finanças no PMI capítulo Minas Gerais


AGENDA

116º Happy Hour do PMI São Paulo
Local: Grill Hall - Rua Pedro de Toledo, 1361 - Vila Mariana.
Data: 28 de junho de 2013.
A partir das 18:00h


CONFIRA NA INTERNET

Pulse of the profession: pesquisa anual do PMI aponta tendências do GP

PMI inaugura “Translation series” com traduções para o português de posts do Voices

Calendário de Eventos no Brasil

Congressos Mundiais do PMI®

Find a project management consulting firm with the experience and qualifications you need.

Fundamentals of Program Management: Strategic Program Bootstrapping for Business Innovation and Change

In-depth project management training, networking and more!


CHARGE

Aventuras do Sr. PERT
Riscos


APRENDENDO COM A PRÁTICA

PMO: O Escritório de Projetos e a Visão Administrativa


EDIÇÕES ANTERIORES

Leia as edições anteriores.


      

EDITORIAL

Você conhece o PMIEF?

O PMIEF - Project Management Institute Educational Foundation - foi fundado em 1990 pelo PMI. É uma organização de caridade e sem fins lucrativos. Como uma organização de caridade é dependente de contribuições para obter os recursos necessários para realizar seus propósitos.
O PMIEF adota o slogan "Fortalecendo o futuro do gerenciamento de projetos" para demonstrar seu compromisso com o avanço do conhecimento de gerenciamento de projetos em prol da sociedade.
O objetivo do PMIEF é promover o avanço econômico, educacional, cultural e social, através da aplicação de diversos programas, principalmente voltado aos jovens. Para mais informações, visite o site www.pmief.org.
O PMI São Paulo é um dos mantenedores mais atuantes do PMIEF. Na atual gestão foi estabelecido um Comitê Estratégico, formado pelo Presidente, Diretores e um Conselheiro, visando estabelecer as diretrizes para o desenvolvimento dos programas do PMIEF em nossa comunidade. Temos um grupo de aproximadamente 25 voluntários dedicados para apoiar os projetos nas regiões da Grande São Paulo, Campinas e São José dos Campos, além de parcerias com organizações não governamentais.
Apenas em Abril, foram definidos três novos projetos ligados ao PMIEF e as oportunidades de voluntariado foram divulgadas no VRMS – Volunteer Relationship Management System. Por meio desses projetos, 16 novos voluntários passaram a contribuir com o PMI São Paulo.
Ainda em Abril, durante o PMI Global Congress EMEA, realizado em Istanbul na Turquia, eu tive a oportunidade de me reunir com John Patton, Chairman do Board do PMIEF, para apresentar os resultados obtidos pelos projetos apoiados pelo PMI São Paulo em 2012 e o plano para 2013.  John demonstrou grande satisfação com a dedicação e engajamento do nosso Capítulo na causa do PMIEF, inclusive nos convidou para compartilhar os resultados e experiências durante o próximo encontro de lideranças do PMI, a ser realizado em Outubro, em New Orleans nos Estados Unidos.
Outro ponto que merece destaque é a maior aproximação do PMI São Paulo com Capítulos do exterior, fortalecendo o intercâmbio de experiências sobre os programas do PMIEF. Temos ações em andamento com Capítulos do México, Argentina, Costa Rica, Peru, Itália e Bélgica.
Com base nessas ações, o PMI São Paulo reforça sua missão em contribuir com o desenvolvimento econômico e social da sociedade brasileira.
Torne-se um voluntário do PMI e contribua para o alcance desses objetivos. Visite o site do VRMS - http://www.pmi.org/Get-Involved.aspx - e conheça as oportunidades de voluntariado em nosso Capítulo.

Acilio Marinello, PMP
Diretor Financeiro & PMIEF Liaison – PMI São Paulo

ESPAÇO ABERTO

"Comecei a me envolver com o voluntariado no PMI em junho de 2012 após me certificar PMP.
Assim que fui informada pela Débora Correa que iria participar do Grupo Tendências da E-News fiquei muito feliz.
Sempre que vou escrever um artigo procuro buscar assuntos novos e interessantes e, somente após me aprofundar começo a redigir, de modo a agregar conhecimento a quem irá ler.
O voluntariado me trouxe uma das maiores experiências que eu poderia ter: a oportunidade de interagir, colaborar, conhecer pessoas, aprender e me aprofundar em assuntos novos e desconhecidos, o que promove uma melhoria contínua em minha vida profissional e pessoal.
Conheci muitos profissionais que hoje posso chamar de amigos e mentores, entre eles o Acilio Marinello. Assim que ele foi eleito, me candidatei à vaga de voluntária para nova diretoria.
Portanto em 2013, além de continuar a escrever artigos para a E-News, estou em busca das novas oportunidades de voluntariado que estarão se abrindo no PMI - São Paulo, pois quero que meu trabalho possa ajudar a fazer diferença.
Agradeço a minha família que me apoiou nessa transição de carreira e a todos meus novos amigos da área de gerenciamento de projetos, que me ensinam mais a cada dia.
Desejo boa sorte a todos da diretoria 2013-2014, e tenho certeza que as mudanças propostas irão agregar maior reconhecimento do PMI e da profissão do PMP.

Fazer parte desse grupo seleto de voluntários do PMI é um orgulho para mim" .

Adriana Fório Sentieiro, PMP


GALERIA


Veja as fotos da Palestra “Priorização de Projetos com base na Estratégia da Organização” realizada pelo PMI-SP Branch Campinas e também as fotos do 114° Happy Hour do PMI São Paulo.


TENDÊNCIA EM GERENCIAMENTOS DE PROJETOS


Ideias e tendências: Práticas atuais de gestão de projetos, portfólios e programas

 

 


TERCEIRO SETOR & SUSTENTABILIDADE


Contribuições de Ferramentas de Gestão do Conhecimento Aplicadas à Sustentabilidade

 

Quer patrocinar a e-News?Entre em contato: comunicacao@pmisp.org.br.
Você está recebendo esse e-mail como um dos benefícios da associação ao PMI São Paulo. Somos totalmente contra o SPAM, caso não seja de seu interesse por favor encaminhe um e-mail para o endereço canaldireto@pmisp.org.br com o assunto Excluir. "PMI", "PMP", "CAPM", "PgMP" e "PMBOK" são marcas do Project Management Institute que estão registradas
nos Estados Unidos e demais países.