e-NEWS
JULHO 2012
Índice    |   Novos credenciados    |    Novos associados    |    Equipe e-News    |    Participe!

ARTIGO

Lições de Sun Tzu e Miyamoto Musashi na Gestão Projetos

Autor: Rodrigo Mendes Gandra, MSc, PMP, PMI-RMP, PMA-D

Resumo
O objetivo é captar as lições de Sun Tzu (autor de “A Arte da Guerra”) e de Miyamoto Musashi (autor de “O Livro dos Cinco Anéis”) para entender o conceito de Estratégia na Gestão de Projetos Empresariais (GPE). Este artigo está dividido em duas partes. A primeira visa entender o conceito de Estratégia cunhado por Sun Tzu e por alguns dos principais autores ocidentais modernos, bem como verificar o que se pode aplicar na GPE. A segunda parte objetiva captar as principais contribuições do samurai japonês, Miyamoto Musashi, bem como identificar similaridades com as ideias do chinês.

Palavras-chave: Estratégia, Gestão de Projetos, Arte da Guerra.

1 Introdução
Este artigo visa captar as lições de Sun Tzu e de Miyamoto Musashi para compreender o conceito de Estratégia na Gestão de Projetos Empresariais. Este artigo está dividido em duas partes, onde a primeira visa entender o conceito de Estratégia cunhado por Sun Tzu e por alguns dos principais autores ocidentais modernos, bem como verificar o que se pode aplicar na GPE, e a segunda objetiva captar as principais contribuições do samurai japonês, Miyamoto Musashi, bem como identificar similaridades com Sun Tzu.

1º Parte – Arte do General e as Lições de Sun Tzu para Gestão de Projetos Empresariais

Introdução à Arte da Guerra e aos Objetivos quanto à Gestão de Projetos Empresariais

No prefácio do livro, A Arte da Guerra, James Clavell relata que Sun Tzu nasceu no estado de Ch’i aproximadamente 500 a.C., e que seus breves treze capítulos chamaram atenção do Rei Ho Lu, de Wu, que o nomeou seu General. O objetivo de Sun Tzu foi ilustrar algumas receitas para conquistar a vitória em qualquer tipo de conflito (bélico, comercial, interpessoal etc.). Além disso, mostrava que o método mais eficiente (em termos de economia de recursos e prevenção de desgastes) consistia na quebra da resistência do inimigo sem ter que efetivamente lutar; ou seja, obter a vitória com a “espada embainhada”.
Uma vez que os ensinamentos seriam válidos em qualquer ocasião, os objetivos desta primeira parte do trabalho são: (a) entender o conceito de Estratégia de Sun Tzu, (b) percorrer os conceitos de Estratégia concebidos por alguns dos principais autores ocidentais modernos e (c) verificar o que se pode aplicar dos ensinamentos de Sun Tzu na Gestão de Projetos. O que se quer de fato é entender o conceito de Estratégia para aplicação na Gestão de Projetos, uma vez que, não só a Empresa, mas os Projetos devem traçar suas próprias estratégias de desenvolvimento.

A Preparação dos Planos e da Estratégia

O primeiro capítulo intitulado “Preparação dos Planos” chama atenção para o fato de Sun Tzu ter observado que o General deve planejar de forma meticulosa, ou “fazer muitos cálculos” antes de partir para a execução do plano. Além disso, ele deve saber como avaliar as possibilidades (ou os riscos) frente aos recursos disponíveis, o ambiente das batalhas, o tempo e o custo de qualquer ação. O fato mais interessante é que Sun Tzu cunha o conceito de Estratégia sem mencionar o termo e, vai além, receitando que o bom conhecimento do seu inimigo, legitimando inclusive o uso da espionagem, a dissimulação, agilidade nas manobras e o logro seriam estratégias eficazes para vencer as batalhas. Esta percepção de planejamento está totalmente em linha com as boas práticas de Gestão de Projetos que conhecemos hoje em dia, pois se tratarmos de uma guerra como um projeto ou programa (de várias batalhas), que deve ter início e fim, é patente que o General deva planejar cada ação a ser tomada a fim de minimizar os danos e maximizar os objetivos.

Sun Tzu apresenta cinco fatores imprescindíveis que o General deve saber para obter a vitória, são eles:
i. Lei Moral (Legitimidade / Cultura / Objetivo / Missão) => o que faz o povo estar em pleno acordo com o seu governante sem temer as intempéries, ou seja, a causa legítima que sustenta a liderança de acordo com a cultura. Para que as pessoas cumpram seu dever, devem acreditar legitimamente em uma causa e saber aonde se quer chegar. Contudo, ele não discute como ganhar esta legitimidade, ou seja, apresenta como um pressuposto. No mundo dos negócios este fator está em consonância com os conceitos para formulação estratégica de Visão, Missão e Objetivos.
ii. Céu (Clima) => abrange as condições climáticas, as estações do ano e a noção de tempo.
iii. Terra (Espaço) => compreende as condições geográficas, a noção de espaço e distâncias (onde podem surgir oportunidades de vida ou morte através de possíveis emboscadas).
iv. Chefe (Liderança) => compreende as virtudes pessoais para que o general possa exercer a arte de liderar e planejar (“fazer muitos cálculos”, improvisar e dissimular).
v. Método e Disciplina (Organização e Processos) => lógica dos processos pela qual se deve: planejar, agir, mobilizar, aprimorar e manter em bom estado e prontidão dos recursos e da logística de forma organizada e eficiente (sob-baixos custos e desgastes). O que hoje no mundo corporativo se conhece por Sistema de Gestão Integrada e Metodologia de Gestão de Programas e Projetos.

Além dos cinco fatores, algumas releituras identificam quatro habilidades fundamentais do General, quais sejam:
• Conhecimento => saber traçar as estratégias (planejar) e conhecer o adversário;
• Ação => saber quando e de que forma avançar ou não;
• Visão => saber aonde se quer chegar e como fazê-lo;
• Posicionamento => saber como tirar proveito das oportunidades e evitar ameaças.

A Figura 1 sintetiza o casamento dos cinco fatores com os quatro skills:


Figura 1: Cinco Fatores do General de Sun Tzu

De acordo com os conceitos de Sun Tzu, Estratégia consiste em realizar o planejamento, inclusive no nível tático e operacional, e em traçar cenários (“fazer muitos cálculos”), levando em conta os cinco fatores citados acima, a fim de que se possa atingir o(s) objetivo(s). Fará mais criteriosamente quem atentar para as quatro habilidades supracitadas.

Deve-se ressaltar que projetos nascem para atender ou aplicar uma estratégia definida alinhada aos objetivos da empresa. Contudo, até mesmo os projetos devem formular suas próprias estratégias de desenvolvimento – este é o limite da autoridade do gerente de projetos e que o diferencia de um coordenador de recursos, além de ser o limite entre a gestão de projetos e gerenciamento de projetos. Quanto mais o gerente de projeto estudar e entender o conceito de Estratégia, com mais propriedade ele conhecerá suas responsabilidades, seus papeis e seu limite para tomar decisão. Assim, uma vez que o termo “Estratégia” nasceu nas academias militares e foi adaptado para o mundo dos negócios, vale a curiosidade de resgatar as origens e desdobramentos a fim de que se possa tirar proveito para aplicação na Gestão de Projetos.

Conceito Moderno de Estratégia

O termo Estratégia empregado, no Século XVIII, por Paul Gédéon Joly de Maizeroy, provém da palavra, em grego, strategós, composta por stratós - exército - e ágein (ou ago) - condutor, liderança, comando -, significando: “aquele que conduz o exército” ou "Arte do General". Esta ideia está em consonância à de Sun Tzu que apresentou cinco fatores para General então desenvolver sua arte.

Esta arte estuda como serão empregado os recursos, como serão executadas as operações e como se efetuará a movimentação dos exércitos a fim de chegar à presença do inimigo, isto é, atingir os objetivos. O Almirante Caminha (1980: 51) oferece a seguinte definição: “A arte de apresentar um plano de campanha, de dirigir um exército sobre os pontos decisivos ou estratégicos e de reconhecer os pontos sobre os quais é preciso, na batalha, colocar as maiores massas de tropas para assegurar o sucesso”. Pode-se destacar nesta definição: “arte de apresentar um plano” (que reside em planejar antes de executar) e “sucesso”, que oferece a ideia de pleno atendimento dos objetivos (com eficácia e eficiência). Jomini (1838: 26), em L’art de la Guerre, definiu Estratégia como “a arte de bem dirigir as forças sobre o teatro da guerra, seja para a invasão de um país, seja para a defesa de seu próprio” focando mais na ação do que no planejamento. O que importa é que a formulação da estratégia está tanto no campo do planejamento quanto na execução das ações.

Apesar de muito utilizada na área militar, este conceito foi apropriado por diversos segmentos de negócios, assim, cabe à Estratégia, planejar a aplicação dos meios e recursos a fim de atingir os objetivos estabelecidos. Von Neumann e Morgenstern (1944:79) - “criadores da Teoria dos Jogos” - definem Estratégia como “um plano completo, que especifica que escolhas poderão ser feitas (pelo jogador) a cada situação possível”. Chandler (1962) define como a determinação das metas e objetivos básicos de um empreendimento, de longo prazo, e a adoção de cursos de ação e a alocação de recursos necessários para a concretização dessas metas. Dessler (1980) pensou na adequação dos recursos e das competências da empresa, frente às oportunidades e às ameaças que permeiam seu ambiente, bem como a definição dos valores e propósitos da organização que norteiam seus objetivos (de perpetuação, crescimento, marca, disseminação etc.) frente à sociedade. Ou seja, assim, como Sun Tzu, cabe à Estratégia a definição das próprias metas (de como e quando usar os recursos e de onde se quer chegar - múltiplos objetivos -, tendo em vista as restrições e incertezas).

Geralmente as metas são pensadas pelo board de executivos (ou Generais), contudo ela não deve ser entendida como algo imutável; ao contrário, ela deve ser constantemente reavaliada e revisada na medida em que os parâmetros - influenciados pelos meios, ambiente e/ou adversários - mudam. A fim de verificar a qualidade da própria Estratégia, é de boa prática aplicar periodicamente o conceito de ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act) para avaliar a compatibilidade das estratégias aos múltiplos objetivos vislumbrados.

Nem todas as estratégias surgem de um processo organizado e deliberado de desenvolvimento da Estratégia, tendo em vista que as organizações necessitam se adaptar as mudanças no ambiente. Assim Mintzberg e Waters (1985), conforme Figura 2, desenvolveram dois conceitos de origem das estratégias, onde elas podem ser (i) deliberadas (planejadas e intencionais), ou (ii) emergentes (circunstanciais). A fim de classificar as abordagens das organizações na formulação das Estratégias, Whittington (2006) apresenta, na Figura 3, o cruzamento entre as origens das estratégias (deliberada ou emergente) e os objetivos da organização (maximização de lucros ou pluralidade de metas).

Na abordagem clássica, o sucesso e a permanência no mercado das organizações são obtidos por meio da maximização dos lucros, e este sucesso seria alcançado por meio de ações planejadas (com base na aplicação de ferramentas analíticas formais). Inspirada no Darwinismo, a abordagem evolucionária destaca que os mais fortes e os mais adaptáveis em ambiente competitivo obtêm mais sucesso, tal como defendido por Makridakis e Héau (1987). Hannan e Freeman (1977), afirmavam que a estratégia deliberada / clássica voltada para o futuro é irrelevante, uma vez que o ambiente em que a organização está inserida é influenciado por inúmeras variáveis. Para Mintzberg (1987), as abordagens, processual e sistêmica, abrangem uma visão em que as organizações objetivam metas além da maximização do lucro. Granovetter (1985) e Whitley (1992) acreditavam na abordagem sistêmica, onde a estratégia é deliberada e as razões por trás das estratégias são peculiares ao contexto sociológico.

Figura 2: Estratégia Deliberada e Emergente
(Mintzberg, Ahlstrand e Lampel, 2000)

Contudo pode-se concordar com, Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000) que poucas estratégias são puramente deliberadas ou puramente emergentes. No dia-a-dia, é necessário mesclar as duas formas para exercer o controle, fomentar a adaptação e o aprendizado. Neste ponto, não é à-toa que Sun Tzu destacava a importância da criatividade e da capacidade de adaptação para formulação das manobras.


Figura 3: Perspectivas Genéricas sobre Estratégia (Whittington, 2006)

 O conceito de Estratégia não é consensual, em face disto, Mintzberg (1992) sistematizou suas variações e sentidos nos "Cinco Ps da Estratégia", que de certa maneira não é mais que uma proxy dos cinco fatores de Sun Tzu, tal como se pode observar abaixo.

i. Plano (Plan): entendido como o fruto do planejamento das ações a serem tomadas para se atingir objetivos. São elaboradas antes das ações que se pretendem realizar; aqui estão implícitos os conceitos de liderança (Chefe) e objetivo (Lei Moral) de Sun Tzu.
ii. Manobra / Estratagema / Artimanha (Ploy): este aspecto se daria mais no nível tático e representa como, com quais recursos e o timing em que as ações deverão ser tomadas. Neste caso, Sun Tzu o entenderia como o uso da liderança nas oportunidades e ameaças referentes ao Céu (Tempo) e a Terra (Espaço).
iii. Padrão (Pattern): representa o modelo de regularidade comportamental e a forma consistente / habitual de tomar decisões em uma organização. Este aspecto se aproxima do conceito de Método e Disciplina de Sun Tzu.
iv. Posição (Position): representa uma visão presente da localização da organização no que diz respeito à sua situação frente ao contexto interno (forças e fraquezas) e externo (ameaças e oportunidades) em que está inserida. Neste caso, Sun Tzu o entenderia como o uso da liderança frente ao Céu (Tempo) e Terra (Espaço).
v. Perspectiva (Perspective): refere-se à forma como a empresa percebe a ela própria, o mundo que a rodeia e aonde se quer chegar. Isto é, representa uma visão futura da localização da organização frente ao contexto interno (forças e fraquezas) e externo (ameaças e oportunidades). Para Sun Tzu, esta seria uma das dimensões da Lei Moral

Definida a direção estratégica (ou estabelecimento da Visão, Missão e Objetivos) das empresas nas dimensões espaço e tempo, deve-se começar pela definição de qual o caminho a seguir através da Análise das Estratégias, Formulação da Estratégia e Implementação da Estratégia. Esta definição abrange três níveis (geralmente relacionados aos níveis hierárquicos das empresas), quais sejam:

• Estratégico => define os valores, elabora os objetivos e metas, toma decisões e realiza revisões estratégicas periódicas e sistemáticas. Geralmente encontram-se o board de controle da empresa (Os Generais): Chief Executive Office (CEO), Chief Operation Office (COO), Chief Finance Office (CFO). Para ser mais completa os gestores de riscos e de planejamento de portfólio deveriam auxiliar na atividade de “fazer muitos cálculos”.

          • Tático => do grego taktika, “coisas relativas à organização ou ordenação”, ou do grego taktik– (tekhn–), a “arte de dispor ou organizar as forças para o combate”. Refere-se ao planejamento de como os objetivos serão atingidos, acompanhar e avaliar se o trabalho operacional está sendo executado conforme o plano, avaliar se existem maneiras mais eficientes do trabalho ser executado, traduzir os objetivos estratégicos em indicadores de desempenho, além de saber como reportar e auxiliar os Decision Makers. Aqui se encontram os gerentes de médio escalão (White Collars).

• Operacional => arte de executar o serviço de forma alcançar os objetivos estratégicos dentro do planejamento. Aqui se encontram os operários (Blue Collars).

Segundo Kaplan e Norton (2008), a boa execução da estratégia dependerá da implantação de um Sistema de Gestão, também denominado Ciclo Fechado de cinco estágios, ilustrado na Figura 4, que une a estratégia à operação. Para eles, desenvolver a estratégia é o mesmo que planejar; pois neste estágio são definidos os Valores (bússola que norteia os atos), a Missão (propósito da empresa), a Visão e os Objetivos (expectativas de resultados futuros). Após planejar, é necessário elaborar o Plano Estratégico que servirá de guia para que a empresa mapeie as necessidades operacionais para esquematizar quais e como serão usados os recursos necessários para atingir os objetivos. Por outro lado, o Plano Estratégico deve servir de subsídio para traduzir e comunicar a estratégia ao nível tático e operacional da organização. Este Plano deverá conter: Mapa Estratégico, para ter a noção de causa e efeito na cadeia de relações; e, seria de bom tom, ter um Balance Score Card (BSC). O BSC abrange quatro perspectivas (financeira, clientes, processos internos, aprendizado e crescimento) com os seus respectivos Key Performance Index (KPIs) desdobrados, de forma que se possa avaliar o desempenho e agregação de valor de cada área da organização. Este Plano serve também de subsídio para o Planejamento das Operações e, por consequência, para a definição do Plano Operacional onde serão comunicados os métodos, os meios, as possibilidades, os recursos, e estimativas de OPEX e CAPEX das novas iniciativas e dos sistemas em operação. Uma vez que se tenha este planejamento com suas metas definidas, é possível seguir para a execução dos projetos (que significam a implantação das iniciativas estratégicas) e continuidade da operação. O sucesso da estratégia será medido e monitorado a cada ciclo de planejamento através da avaliação dos KPIs. Caso a Estratégia não tenha sucesso, ou caso deva ser aperfeiçoada, sofrerá adaptação para que o próximo ciclo de planejamento seja mais consistente e assertivo.

Figura 4: Sistema de Gestão / Ciclo Fechado Closed-Loop
(Kaplan e Norton, 2008)

Para Sun Tzu estava explícito que o sucesso está relacionado em atingir o objetivo com o mínimo de recursos e desgastes. Apesar de projetos nascerem da necessidade estratégica de uma organização, o próprio projeto necessita de uma estratégia para atingir os objetivos (ou sucesso frente à Tripla Restrição Ampliada: Escopo, Custo, Tempo, Qualidade e Satisfação do Cliente). Segundo Morris e Ashley (2004) quase não há literatura sobre como a estratégia no projeto deve ser desenvolvida. Isto porque, é comum pensar em projetos - e esta é a visão do Project Management Institute (PMI) - como algo pré-encomendado (e.g.: projeto de obra, desenvolvimento de softwares etc.), onde análise de viabilidade técnico-econômica e alinhamento estratégico já foram definidos pelo board da instituição. Mas no geral, não se pensa em projetos de desenvolvimento de ativos de negócio, onde o resultado econômico, social, alinhamento estratégico com a organização, também é de responsabilidade do gerente de projetos (que acumula as responsabilidades de gerente de um ativo de negócio). Neste âmbito não se trata somente de aplicação de ferramentas de gerenciamento de projetos, o gerente deve pensar estrategicamente e traçar cenários para buscar a melhor opção para a organização. Assim, os projetos podem desenvolver suas próprias estratégias e não devem se limitar a formular, por exemplo, um “Plano de Gerenciamento de Projetos”, mas sim, um “Plano de Governança do Projeto”, evidenciando: Metas, Objetivos, Visão, Missão e até um Balance Score Card (BSC) com indicadores associados que vão além de medir desvios de escopo, custo, prazo e qualidade. Assim, o termo, “Gestão de Projetos”, se encaixaria melhor que o termo, “Gerenciamento de Projetos”. Assim, uma vez que Sun Tzu fala de receitas para o sucesso em situação de resolução de quaisquer conflitos, podemos verificar o que há de aplicável de seus ensinamentos às áreas de conhecimento da Gestão de Projetos.

Sun Tzu e Aplicação na Gestão de Projetos

Aqui foi feito um exercício de verificação do que se pode aplicar dos ensinamentos de Sun Tzu às disciplinas e atividades “d’Arte de Gestão de Projetos”. Lembrando que Projetos são feitos por pessoas, onde cada uma tem suas próprias crenças, costumes, vaidades, pré-conceitos, objetivos, limites de tolerância etc. Estas divergências invariavelmente geram situações de conflitos (que até determinado limite são sadios).

i. Gestão da Integração e da Logística

Quanto a Integração, Sun Tzu diz que o primeiro a se fazer é “conhecer seu inimigo como a si mesmo”, ou seja, mapear os stakeholders de forma ampla (clientes, fornecedores, concorrentes, aliados, força de trabalho, sindicatos, associações, sociedade, governo, demais órgãos e organizações). Ele vai mais além legitimando inclusive o uso da espionagem. Não è à-toa que se diz que “o segredo é a alma do negócio”. Em ambiente de projetos onde há relações com parceiros (joint ventures e consórcios), fornecedores, competidores, clientes, sociedade, governos, agências reguladoras, projetos concorrentes por recursos, o ato de não revelar a real estratégia (ou descobrir as intenções alheias) pode significar vantagens.

Quanto a Logística, Sun Tzu recomenda levar para o campo inimigo “o material bélico, mas tome as provisões do inimigo, assim o exército terá alimentação suficiente para alimentá-lo. (...) Um general inteligente estabelece um ponto de reabastecimento por saque no território inimigo”. Ou seja, projeto sem uma logística eficiente não prospera, pois a logística é como se fosse uma corrente sanguínea que leva suprimento para as células.

ii. Gestão de Custo e do Patrocinador (Sponsor)

Segundo Sun Tzu, “lutar e vencer em todas as batalhas não é a glória suprema; a glória suprema consiste e quebrar a resistência do inimigo sem lutar”. O método da espada embainhada do General habilidoso consiste em conquistar as tropas inimigas sem o ato da luta; tomar suas cidades sem cerco e sem operações de longa duração. Fazendo desta forma, evitam-se custos, desgastes e ônus.

Quanto ao Sponsor, ele diz que não há, “na história, notícia de um país que se tenha beneficiado com uma guerra prolongada. (...) Contribuir para a manutenção de um exército distante leva o povo ao empobrecimento. (...) a proximidade de um exército provoca subida nos preços que suga o poder aquisitivo do povo. Quando isto acontece, ele sofre pesados tributos.” Em projetos, os recursos são limitados e geralmente há um budget aprovado de acordo com um nível de tolerância determinado. Um gerente não pode ultrapassar este nível de tolerância sucessivamente, daí, deve-se tratar com zelo da fonte financiadora (terceiros ou acionistas).

iii. Gestão de Tempo

Além de saber a hora de atacar, de recuar e conhecer as condições climáticas, Sun Tzu dizia que “... deixe que seu grande objetivo seja a vitória e não campanhas extensas”. Também por pragmatismo e por questões e eficiência, “o bom combatente deve ser terrível no seu ataque e rápido na sua decisão”.

iv. Gestão de Recursos Humanos

Sun Tzu focava nas questões de liderança e motivação, onde “no que refere a matar o inimigo, nossos soldados devem ser levados à ira. Para que percebam a vantagem de derrotar o adversário, devem também ser recompensados”. Além disso, ele dizia que é necessário premiar os soldados para que tenham forte desejo de lutar, cada um por sua conta. O mesmo deve ocorrer em projetos, onde a equipe deve estar motivada e acreditar no projeto para exercer seus papéis com vontade. A causa e a legitimidade devem ser consideradas, além do fator higiênico da remuneração. Quando se coloca metas inviáveis, pode-se gerar desânimo “das tropas”.
 
Sun Tzu entendia que a divisão de tarefas deve levar em consideração o perfil de cada soldado, assim “empregar os oficiais do seu exército indiscriminadamente pela ignorância do princípio militar de adaptação ás circunstâncias. Isso abala a confiança dos soldados”. Seu comentador, em 100 a.C., Su-ma Ch’ien, acrescenta que “um hábil empregador de homens usará o prudente, o bravo, o cobiçoso e o burro. Pois o prudente terá prazer em aplicar seu mérito, o bravo sua coragem em ação, o cobiçoso é rápido em tirar vantagens e o burro não teme a morte” O General inteligente, “leva em conta o talento de cada um e utiliza cada homem de acordo com sua capacidade. Não exige perfeição dos sem talento”. Frequentemente, nas organizações “modernas”, encontram-se profissionais desempenhando papeis que não são condizentes com suas habilidades, o que gera frustração e aumenta o turnover (principalmente em época de mercado aquecido). Muitas vezes os gestores só oferecem mudanças quando o “soldado anuncia a troca de exército”!

Outras lições são úteis, tais como: “os soldados devem ser tratados em primeiro lugar com humanidade, porém, mantidos sob o controle, mediante uma rígida disciplina”; outra, o General “bondoso, porém incapaz de fazer cumprir suas ordens, incapaz, além disso, de dominar a desordem, então seus soldados ficarão iguais a crianças estragadas; ficarão inúteis para o que for”; e “trate seus soldados como seus filhos e eles o seguirão aos vales mais profundos”.

v. Gestão dos Riscos e Comunicação

Neste caso, Sun Tzu avalia que, após fazer vários cálculos, pode haver eventos futuros positivos e negativos oferecendo certa noção de incerteza. Ele afirma que “será vencedor quem souber quando lutar e quando não lutar (...). Os bons guerreiros de antigamente primeiro se colocaram fora da possibilidade de derrota e depois esperaram a oportunidade de derrotar o inimigo. A garantia de não sermos derrotados está em nossas próprias mãos, porém a oportunidade de derrotar o inimigo é fornecida por ele próprio”.

Na sua visão, riscos (ameaças e oportunidades) e gestão da informação estão intimamente ligados, quanto menos se sabe sobre o inimigo e sobre o ambiente, menores as possibilidades de sucesso. Para Sun Tzu, a comunicação (através do uso de espiões) é um dos elementos mais importantes para a vitória, pois nele repousa a capacidade de movimentação dos exércitos.

Sua percepção está de certa forma em conformidade com a definição moderna de Gestão de Riscos em Projetos, onde segundo PMBOK é o “Evento ou condição incerta que, se ocorrer, provocará um efeito positivo ou negativo nos objetivos de um projeto.” Além disso, sua percepção está de acordo com a percepção de que correr riscos é uma “opção” e “não um destino”. Segundo Bernstein (1997) a palavra ‘risco’ deriva do italiano antigo riscare, que significa ‘ousar’. Assim, “a essência da administração de risco está em maximizar as áreas onde temos certo controle sobre o resultado, enquanto minimizamos as áreas onde não temos absolutamente nenhum controle sobre o resultado”.

Para que os soldados assumam os riscos, o General deve ser habilidoso. São nas situações de riscos que a liderança do General é testada ao limite. Segundo Sun Tzu, “reunir seus homens e guiá-los no perigo, talvez seja o limite de competência do general”.

Resumo Geral para Atingir o Sucesso de acordo com Sun Tzu

Em suma, para Sun Tzu, a receita correta para se vencer qualquer situação de conflito leva em consideração:
• Planejamento => “fazer muitos cálculos” antes de agir levando em conta os cinco fatores.
• Conhecimento pessoal do seu inimigo => “Será vencedor quem souber quando lutar e quando não lutar; (...) Se conhecermos o inimigo e a nós mesmos não precisamos temer o resultado de uma centena de combates” legitimando até mesmo o uso da espionagem. Para ele, só através da espionagem se tem uma previsão mais acertada da movimentação do inimigo. O mesmo ocorre quando se emprega lobistas nos meios governamentais e nas relações fornecedor–cliente. Práticas bem comuns em países regidos pelo “Capitalismo de Compadres” como é o caso do Brasil.
• Criatividade nas táticas => Combinar diversas maneiras de defesa e ataque a depender das circunstâncias e dos inimigos.
• Agilidade nas manobras e ser implacável => minar a resistência e o poder de reação do oponente sem oferecer chance de defesa ou contra-ataque.
• Sutileza, sigilo, logro e dissimulação => “Toda operação militar tem o logro como base. Por isso, quando capazes de atacar devemos parecer incapazes; ao utilizar nossas forças, devemos parecer inativos, quando nós estivermos pertos, devemos fazer o inimigo acreditar que estamos longe (...) preparar iscas para atrair o inimigo. Fingir desorganização e esmagá-lo”. “Oh, arte divina da sutiliza e do sigilo! Graças a ti, aprenderemos a ser invisíveis, inaudíveis”.

Será que algum chinês da antiguidade também já havia pensado no conceito de Antoine-Laurent de Lavoisier, onde “... nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”? Desde 500 a.C., os conhecimentos de Sun Tzu, de fato, podem ser objetivamente adaptados à realidade dos negócios e da Gestão de Projetos.

2º Parte – O Caminho do Gestor de Projetos Empresariais: Lições do Mais Famoso Samurai Japonês: Miyamoto Musashi

Introdução ao Livro dos Cinco Anéis e aos Objetivos quanto à Gestão de Projetos Empresariais

Na primeira parte deste artigo, foram apresentadas as ideias de Sun Tzu (500 a.C.) sobre Estratégia, foram percorridos os conceitos concebidos por alguns dos principais autores ocidentais modernos (especialistas nas academias de guerra e especialistas empresariais) e foi apontada a aplicabilidade destes ensinamentos na Gestão de Projetos. Nesta segunda parte do artigo, o objetivo é captar as principais contribuições do samurai japonês, Miyamoto Musashi, para a Gestão de Projetos, bem como identificar similaridades com os ideais do chinês.

Miyamoto Musashi (cujo nome completo era Shinmen Musashi No Kami Fujiwara No Genshin), o mais famoso samurai do Japão, nasceu na aldeia de Miyamoto na província de Mimasaka em 1584, dedicou sua vida ao bushido (caminho / essência do guerreiro) a fim de alcançar a perfeição através da arte da espada. Ele lutou e venceu mais de 60 duelos de vida ou morte e nunca foi derrotado, além de ter sido o criador do estilo de luta, Niten Ichi Ryu ou Hyoho Niten Ichi Ryu Kenjutsu, e da escola de artes marciais Niten Ichi, que utiliza duas espadas ao mesmo tempo (a longa, katana, e a curta, waki-zashi). Se na época dos samurais era comum andar com duas espadas presas ao cinturão, para Musashi, seria natural que se tirasse proveito das duas ao mesmo tempo, ou seja, utilizar todos os recursos disponíveis. Para ele era inadmissível “morrer com a arma embainhada”. Em 1643 ele escreveu seu importante e breve tratado, Gorin No Sho (“O Livro dos Cinco Anéis”), apresentando seus ensinamentos e estratégias para vencer um combate, dividido em livros intitulados de acordo com os cinco elementos fundamentais da filosofia budista. Como método, percorreremos os cinco livros a fim de captar suas lições para a Gestão de Projetos.

Antes de avançar faz-se necessário entender núcleo que fundamenta as teorias dos autores. Sun Tzu mostrava que o método mais eficiente (em termos de economia de recursos e prevenção de desgastes) consistia na quebra da resistência do inimigo sem ter que lutar (ou obter a vitória com a “espada embainhada”), onde ele filosofava que “na paz, prepare-se para a guerra; na guerra prepare-se para a paz”. Por outro lado, Musashi escolhia a luta como o caminho do aperfeiçoamento, tinha um estilo agressivo em que o objetivo era atingir os inimigos de forma definitiva, implacável e letal. Embora esta filosofia não seja unânime, no mundo das artes marciais, era praticada por alguns samurais. Contudo, o próprio Sun Tzu concordaria que, uma vez que o combate é inevitável, deve-se ser implacável a fim de minar a resistência e o poder de reação do oponente sem oferecer chance de defesa ou contra-ataque.

A ideia de ser implacável é famosa inclusive entre os pensadores mais clássicos do ocidente. O filósofo alemão, Arthur Schopenhauer, devida crença na perversidade da natureza humana, em seu célebre livro, “Como Vencer um Debate sem Precisar Ter Razão”, apresenta trinta e oito estratagemas pelos quais o interlocutor pode utilizar, “per faz et per nefas” (“por maios lícitos ou ilícitos”), para derrotar o oponente. Se o objetivo da dialética é vencer um debate então, deve-se fazer de forma implacável. Assim como Nicolau Maquiavel, deve-se aproveitar cada momento de fraqueza do adversário para derrotá-lo; caso não o faça, o adversário pode se recuperar e derrotá-lo sem apresentar a mesma misericórdia.

Livro da Terra

Musashi trata do Caminho da Estratégia (entenda-se estratégia como domínio das artes marciais), abordando a importância do planejamento, da organização e da liderança. Ele explica que a Lei Moral ou o código de honra do guerreiro é obter a vitória sobre os adversários para que possa auferir fama e prestigio. É comum observar este aspecto nos empresários e gestores de projetos, em que o sucesso depende de fechar negócios e entregar os projetos dentro do planejado para suas organizações.

Musashi ressalta o Caminho do Artesão, onde este deve ser competente no uso das ferramentas, primeiro estabelecendo seus planos na medida certa e depois executando conforme o planejado. Mas para que isto aconteça, o comandante (gerente) e o capataz (equipe) devem dispor e cuidar de suas ferramentas (das técnicas), conhecerem as leis naturais (ser capacitado), do país (entender o ambiente / cultura em que se aplica) e as leis da casa (escopo do projeto). Ele traça um comparativo do Caminho da Estratégia (ou do Guerreiro) com o Caminho do Artesão (Carpinteiro) e mostra que ambos priorizam o planejamento como base. Este também é o entendimento de Sun Tzu, onde, no primeiro capítulo intitulado, Preparação dos Planos, ele chama atenção para o fato de que o General deve planejar de forma meticulosa, ou “fazer muitos cálculos” antes de partir para a execução.

Se planejamento é importante, então podemos falar que existe o “caminho do Gestor de Projetos”: em que o domínio do conhecimento amplo em gestão, de todas as ferramentas, capacitação e disciplina para entrega do escopo que lhe foi encomendado dentro do custo, prazo, qualidade e resultando na satisfação do cliente (estrategicamente, economicamente, ecologicamente, legalmente, socialmente, fiscalmente, contabilmente, normativamente etc.).

Neste livro, Musashi oferece um cardápio de ensinamentos que podem ser aplicados em nossos tempos, mais especificamente, na gestão de projetos e de empresas como segue abaixo:

• Sobre a Distribuição de Tarefas

Vale ressaltar que Musashi e Sun Tzu pensavam da mesma forma quando o assunto era distribuir atribuições. Ele ressalta que o “capataz (o gerente) designa o trabalho a seus homens de acordo com a capacidade de cada um. (...) Os que têm menos capacidade rejuntam o assoalho, ainda aparam as arestas e fazem trabalhos secundários. Se o capataz conhecer e empregar bem seus homens, o resultado final será bom”. Sun Tzu entendia que a divisão de tarefas deve levar em consideração o perfil de cada soldado, assim o General inteligente, “leva em conta o talento de cada um e utiliza cada homem de acordo com sua capacidade. Não exige perfeição dos sem talento”.

Gandra e Lopes (2011) lembram que frequentemente se observa nas organizações “modernas”, profissionais desempenhando papéis não alinhados com suas habilidades, o que gera frustração e aumenta o turnover (principalmente em época de mercado aquecido).

• Sobre Liderança e Motivação

Musashi ressalta que, além de notar as habilidades, o capataz deve perceber a moral e o ânimo de seus subordinados para, se for o caso, encorajá-los. Sun Tzu também ressaltava as questões de liderança e motivação das tropas como fator crucial para obter a vitória.

• Sobre Dedicação e Perseverança

Musashi enfatiza que, além da habilidade e do ânimo, a dedicação e disciplina aos treinos são fundamentais; seja qual for o caminho a ser seguido, o homem deve se aprimorar. A dedicação e o treinamento são partes fundamentais do processo de vitória. Além disso, deve-se aprender a manejar todos os tipos de armas (o mesmo se aplica ao manuseio das ferramentas no mundo corporativo). Segundo Musashi, “é ruim para comandantes e soldados gostar e deixar de gostar”, cada arma tem sua utilidade a depender das circunstâncias.

Para Musashi, existe um ritmo para tudo nesta vida e o ritmo da estratégia só pode ser dominado com muita prática. Em termos práticos, para dominar a carreira de gestão de projetos ou conhecer o “Caminho do Gestor de Projeto”, deve-se obter experiência (através de combates efetivos, ou respondendo por responsabilidades efetivas em seu ofício - não só com treinando com “espadas de bambu”) e adquirir conhecimento no ramo em que se está atuando (aqui os treinamentos e certificações podem ser aplicados, mas deve-se lembrar de que não é garantia de sucesso). Musashi exemplifica o ritmo no Caminho do Mercador que deve compreender a ascensão e queda do capital. Então ele ressalta que as pessoas (gestores, lutadores, mercadores etc.) devem ser capazes de discernir estes ritmos das coisas e que isto é o que há de mais importante da estratégia. Dizer que o gestor de projetos não deve conhecer dos drivers do negócio em que está inserido é uma profunda bobagem ou até mesmo podemos dizer “descaso”. Entender do mercado e do negócio ao qual se está inserido, a conjuntura econômica, as ferramentas de gerenciamento de projetos, as ferramentas de análise de viabilidade para tomada de decisão e as variáveis estratégicas envolvidas são fundamentais para um Gestor de Projetos de primeira linha. Os executivos que não têm estes conceitos correndo nas veias são apenas Gerentes de Projetos um tanto quanto “engessados”. Segundo Gandra (2009), a quantidade de projetos depende diretamente do volume de investimentos na economia, assim, como projetos têm inicio e fim definidos, o Gestor de Projeto deve entender a ascensão e queda dos Mercados para não ser pego de surpresa (seja em benefício aos seus projetos, seja em benefício de sua própria empregabilidade).

Livro da Água

Aqui são apresentados os métodos, os movimentos, o tempo (ritmo) e as posições da escola de artes marciais Niten Ichi para se obtiver a vitória. Ele mostra que é mais fácil vencer quando se conhece o ritmo do inimigo, e confrontá-lo com um ritmo que ele não conhece. Sun Tzu classificaria estes aspectos como Método e Disciplina (Organização e Processos). Como exemplo, não se precisa recorrer aos chineses para reconhecer isto, basta observar o sucesso adquirido pela família Gracie e de outros praticantes de Brazilian Jiu-Jitsu nos eventos de Mixed Marcial Arts (MMAs). No fundo, eles fizeram o mesmo que Musashi fez no Japão, isto é, difundiram um estilo próprio e original de luta. O mesmo ocorre quando se observa a entrada de uma inovação nos mercados, onde segundo o economista austríaco, Joseph Schumpeter, causa uma espécie de “destruição criadora” que pode derrubar adversários comerciais.

Livro do Fogo

Apresenta o combate em si, ensinando a manipular o ânimo, como enganar e surpreender o inimigo não importando seu tamanho ou força. Para isso, deve-se atentar para o treinamento contínuo (tomadas rápidas de decisões), para o conhecimento do lugar de batalha e para a compreensão da estratégia do inimigo de forma que se possa pensar como ele agiria a fim de antecipar aos seus movimentos ainda na intenção (ex-ante). Esta antecipação ocorre em três situações: quando se ataca primeiro (Ken No Sen), quando se espera o ataque (Tai No Sen) e quando ambos atacam (Tai Tai No Sen). Em todas as situações o ataque ou contra-ataque deve ser implacável (sem tréguas). Deve-se atentar que a capacidade de adaptação, a criatividade, o oportunismo, a simulação e a sustentação da motivação, são importantes para manter a liderança e para induzir o inimigo ao erro.

Livro do Vento (Tradição)

Ressalta a importância de conhecer a tradição e os outros estilos dos oponentes, onde “é difícil conhecer a si mesmo sem conhecer os outros”. Para a gestão de projetos é muito importante mapear os stakeholders antes de começar um projeto, pois é difícil satisfazer todos sem conhecê-los adequadamente.

Outro ensinamento é que você não deve ser rápido e nem devagar, o importante é não sair do ritmo. Geralmente, as empresas gostam de fazer projetos fast track com metas ambiciosas que muitas das vezes não são consistentes. Gestão de Projetos é sinônimo de Gestão de Conforto, onde o mais importante é manter a previsibilidade, ou seja, entregar o que foi prometido dentro do planejado, acordado e dentro dos limites de tolerâncias. Assim pressões para antecipação e falta de planejamento, geralmente tiram o projeto dos trilhos.

Livro do Vazio

Ele recomenda não se afastar do bushido (caminho / essência do guerreiro) e da busca pelo entendimento da natureza das coisas. Sun Tzu traduziria como a importância da manutenção da ética ou da Lei Moral. Ou seja, não deixar que aquilo que não compreendem seja interpretado como vazio. Deve-se tentar conhecer de tudo, ao menos um pouco ou até superficialmente, e é este aspecto que diferencia um Gerente de Projetos de um Gestor de Projetos. Aqui, o Gestor de Projetos se preocupa e presta contas da estratégia de implantação do projeto e pelos seus indicadores estratégicos, ou seja, ele pratica a Arte do General.

"A arte do general, a que os gregos chamavam Estratégia, ciência profunda, vasta, sublime, que engloba muitas outras." Paul Gédéon Joly de Maizeroy (1719-1780)

Considerações Gerais do Caminho do Guerreiro de acordo com Miyamoto Musashi

Musashi finaliza seu tratado com os seguintes ensinamentos para se atingir o caminho do guerreiro. Podemos relacionar estes ensinamentos aos de Sun Tzu e ao que se pode aplicar na Gestão de Projetos, conforme abaixo.
•“Não tenha pensamentos desonestos” => Sun Tzu chamaria de respeitar a Lei Moral, o que para o mundo corporativo e de projetos é respeitar a cultura, a ética, os objetivos e a missão.
• “O Caminho está no treinamento” => motivação e disciplina são fundamentais, não foi à-toa que o Japão se reergueu depois a Segunda Grande Guerra e está se reerguendo da Catástrofe Natural de 2011.
• “Familiarize-se com todas as artes” => Sun Tzu também defendia esta tese ao afirmar que “se conhecermos o inimigo e a nós mesmos não precisamos temer o resultado de uma centena de combates”.
• “Conheça o caminho de todas as profissões” => saiba que se pode tirar de proveito de todos os perfis profissionais; será útil para compor equipe.
• “Distinga entre ganho e perda em assuntos mundanos” => o gestor de projetos deve ser capaz de reconhecer e calcular os custos e os benefícios de seu projeto e das decisões acerca dele (geralmente a visualização do fluxo de caixa descontado e conhecimento dos indicadores estratégicos facilitam esta análise).
• “Desenvolva a capacidade intuitiva de julgar e compreender tudo” => o gestor de projetos deve desenvolver diversas habilidades em diversas áreas.
• “Perceba as coisas que não podem ser vistas” => Tente captar os outliers ou os “Cisnes Negros”, como diria o Nassim Taleb, o que é fundamental para a gestão de riscos e para tomada de decisões em projetos e empresas.
• “Esteja atento até as coisas mais insignificantes” => Treine a capacidade de “pensar fora da caixa”.
• “Não faça nada que não seja útil” => Sun Tzu também era adepto da economia de esforços e, no que diz respeito à Gestão de Projetos, definitivamente, não faça Gold Plate. Como a maioria dos projetos não apresenta sucesso, não gaste energia fazendo mais do que foi requerido.

Conclusões

O que distingue o “Gerenciamento de Projetos” da “Gestão de Projetos” é a forma pela qual o conceito de Estratégia é apropriado e utilizado. Foi visto que este conceito foi cunhado nas academias de guerra e incorporado ao mundo dos negócios. É certo que os projetos são oriundos de iniciativas estratégicas, mas além do trabalho técnico e gerencial a ser desenvolvido, cada projeto deve traçar sua própria estratégia para atingir os objetivos (que não são necessariamente imutáveis) com eficiência e eficácia. Neste sentido, as lições de Sun Tzu convergem e complementam as de Miyamoto Musashi e levantam questões que até hoje afligem gestores de todas as áreas e lugares.

Referências

  1. BERNSTEIN, Peter. Desafio aos Deuses: a Fascinante História do Risco. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997 (21º Edição).
  2. CAMINHA, João Carlos Gonçalves. Delineamentos de Estratégia, 1980.
  3. CHANDLER, A. D. Jr. Strategy and Structure: Chapters in the History of the American Industry Enterprise. Cambridge-Massachusetts: M.I.T Press, 1962.
  4. DESSLER, G. Organization Theory: Integrating Structure and Behavior. Prentice-Hall, 1980.
  5. GANDRA, Rodrigo Mendes. A Crise Econômica Mundial e seu Impacto em Projetos no Brasil. Mundo Project Management, ano 5, n. 26. Curitiba (PR), Abr-Mai/2009, p. 24-29.
  6. GANDRA, Rodrigo Mendes: e LOPES, Raphael de Oliveira Albergarias. De Sun Tzu à Arte do General: Lições das Academias de Guerra para Gestão de Projetos Empresariais. Mundo Project Management, ano 7, n. 40. Curitiba (PR), Ago-Set/2011, p. 24-30.
  7. GRANOVETTER, M. Economic action and social structure: the problem of embededdness. American Journal of Sociology, Chicago, Illinois, v. 91, n. 3, p. 481-510. 1985.
  8. HANNAN, M.; e FREEMAN, J. Ecological models of organization.  Cambridge, MA: Ballinger. 1977.
  9. JOMINI, Baron de. L’Art de la Guerre. Bruxelas: Meline, Cans et Compagnie, 1838.
  10. KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. “Como Dominar o Sistema de Gestão”. Harvard Business Review.  Janeiro de 2008, p. 39-53.
  11. LESSA, Célia de Andrade. “Racionalidade estratégica e Instituições”. Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol. 13, n. 37. São Paulo, Junho/1998.
  12. MAKRIDAKIS, S.; e HÉAU, D. The evolution of Strategic Planning and Management. In: KING, W. R.; CLELAND, D. I. Strategic Planning and Management Handbook. New York: Van Nostrand Reinhold Co., 1987.
  13. MINTZBERG H.; AHLSTRAND; e LAMPEL J. Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000.
  14. MINTZBERG, H; e WATERS J. Of Strategies, Deliberate and Emergent.  Strategic Management Journal, Vol. 6, No. 3 (Jul. - Sep., 1985), pp. 257-272
  15. MINTZBERG, Henry. "Five Ps for Strategy". In The Strategy Process. Prentice-Hall International Editions, Englewood Cliffs NJ, 1992, p 12-19.
  16. MORRIS, Peter; e ASHLEY, Jamieson. Translating Corporate Strategy into Business Strategy – Realizing Corporate Strategy Through Project Management. Pennsylvania: Project Management Institute, Inc., 2004.
  17. MUSASHI, Miyamoto (1584-1645). Gorin No Sho / O Livro dos Cinco Anéis: o verdadeiro sentido da estratégia. São Paulo: Clio Editora, 2010.
  18. PINTO, Capitão José Carlos. “Introdução à  Arte Operacional”. Revista da Escola de Guerra Naval, edição 08. Rio de Janeiro (Escola de Guerra Naval): Dezembro de 2006, p.47-61. (Disponível em: http://www.egn.mar.mil.br/revistaEgn.htm)
  19. SCHOPENHAUER, Arthur (1788-1860). “Como Vencer um Debate sem Precisar Ter Razão: em 38 Estratagemas (Dialética Erística)”. Rio de Janeiro: Topbooks, 1997.
  20. TALEB, Nassim Nicholas. A lógica do cisne negro – O impacto do altamente improvável. Gerenciando o desconhecido. Tradução de Marcelo Schild. Rio de Janeiro: BestSeller, 2008.
  21. TZU, Sun (Século VI a.C.). A Arte da Guerra. 40º edição. Rio de Janeiro: Record, 2010.
  22. VON NEUMANN, J.; e MORGENSTERN, O. The theory of games and economic behavior. Princeton: Princeton University Press, 1944.
  23. WHITLEY, R. D. Business Systems in East Asia. London: Sage. 1992.
  24. WHITTINGTON, R. O que é estratégia. São Paulo: Thomson, 2006.

Sobre o autor:    

Especialista em Planejamento e Controle da OSX Construção Naval, 8 anos de experiência em análise econômica / valuation e gestão de projetos industriais (E&P e Refino da PETROBRAS, Ernst & Young e Repsol Sinopec Brasil), 2 anos de experiência em análise macroeconômica (IPEA, DIEESE, Eletrobras), Mestre em Economia pela UFF, Bacharel em Economia pela UFRJ, Project Management Professional (PMP-PMI), Risk Management Professional (PMI-RMP), Project Management Associate Level D (IPMA-D), 1° Lugar no XI Prêmio Brasil de Economia de 2003, Ex-Diretor de Relacionamento Corporativo do International Project Management Association (IPMA  Brasil), professor nos cursos de Pós-Graduação em Engenharia de Equipamentos Onshore e Offshore da FUNCEFET, da Pós-Graduação em Gestão de Projetos da Escola Politécnica (POLI-UFRJ) e nos Programas de Capacitação em Gerência de Projetos da Dinsmore Associates.

E-mail do autor: rodgandra@gmail.com

< Voltar

Quer patrocinar a e-News?Entre em contato: comunicacao@pmisp.org.br.
Você está recebendo esse e-mail como um dos benefícios da associação ao PMI São Paulo. Somos totalmente contra o SPAM, caso não seja de seu interesse por favor encaminhe um e-mail para o endereço canaldireto@pmisp.org.br com o assunto Excluir. "PMI", "PMP", "CAPM", "PgMP" e "PMBOK" são marcas do Project Management Institute que estão registradas
nos Estados Unidos e demais países.