e-NEWS
MAIO 2010

    Tamanho do texto: A A A Índice | Novos credenciados | Novos associados | Equipe e-News | Participe!

ENTREVISTA

George Bridges, consultor sênior do International Institute for Learning

Autora: Sonia Akamatsu

  • George Bridges é um consultor Senior no “International Institute for Learning”. Com sua experiência, gostaríamos de saber, no seu ponto de vista, se você considera Gerencia de Projeto como um nicho ou como um “core skill” e porque?

    Gestão de projeto é um “core skill” e não um nicho. Eu digo isto porque, desde meu envolvimento em Gestão de Projeto, desde 1977, este campo tem realmente crescido e ganhado maturidade. Gestão de Projeto é uma forma de gerenciamento, mas isto é uma parte vital do gerenciamento que lida com mudanças dentro e fora da empresa.

  • Muitos Gerentes de Projeto possuem conhecimento técnico quando eles se movem para profissão de gerente de projeto. Muitos deles procuram por cursos para aprimorar este conhecimento. Como você mencionou, alguns cursam um MBA para preencher esta necessidade. Qual é a vantagem de cursar cursos rápidos em conhecimentos específicos, como negociação, gerenciamento de stakeholders, aulas de qualidade ou risco em nível avançado, análise de negócio, compras, gestão de portfólio, entre outros, quando cursam um MBA? Estes cursos rápidos realmente dão base para lidar com esta posição de gerente de projeto?

    O conteúdo do PMBOK é muito largo. Quando você aprende um tópico em gerenciamento de projeto, é necessário ir a fundo em um tópico ou assunto. O gerente de projeto não é um “expert” em um assunto em todas as áreas, mas deve possuir detalhes em muitas disciplinas. Portanto, participando de um curso em negociação ou outro tópico avançado pode servir como um ponto de partida ou uma ponte para ajudar o gerente de projeto endereçar um assunto, resolver um problema ou apenas tornar mais proficiente em outra área de negócio. O PMI requer que todos os gerentes de projeto constantemente cresçam e aprendam e que estes novos conhecimentos tornam a base para re-certificação a cada 3 anos.

  • Um curso sobre riscos dá a certificação seguindo o mesmo sistema que é aplicado para se tornar um certificado PMP. Todos os gerentes de projetos precisam desta certificação? Em que casos, um gerente de projeto deveria se certificar?

    Nem todos os gerentes de projeto precisam ter uma certificação em riscos. Somente se eles estão lidando com grandes e/ou complexos projetos que requerem um detalhado plano de gerenciamento de risco. O gerente de projeto precisa determinar se eles precisam deste conhecimento detalhado ou se eles podem trazer de alguém no time que pode lidar com esta função. Além disso, se o gerente de projeto lida com muitos projetos que requerem gerenciamento de risco eles podem desejar esta certificação. Por exemplo, como eu lido com vários projetos relacionados a Tecnologia da Informação, estou perseguindo minha certificação em Análise de Negócios.

  • BACP é mais uma nova certificação e segue o mesmo sistema que a certificação PMP. Qual é a vantagem de se certificar e para quem ela é endereçada?

    BACP é uma certificação que IIL oferece para Analistas de Negócios. Nós verificamos que nos Estados Unidos muitas empresas estão adicionando analistas de negócios em seus times de projeto. Isto é o resultado do projeto não conseguir ter bons requerimentos ou possuir requerimentos que são alterados e impactam o sucesso do projeto.

  • IIL está também criando uma filial em São Paulo, depois de ter alcançado outros países emergentes como Índia e Hong Kong, na China. Qual é a expectativa sobre a filial no Brasil? Isto é devido a Copa do Mundo e aos Jogos Olímpicos?

    Corrigindo esta declaração, IIL já possui um escritório em São Paulo. A objetivo deste escritório é verificar a necessidade “skills” que nós oferecemos cursos nas áreas de gestão de projetos e análise de negócio.Nós oferecemos treinamentos em cursos avançados em gestão de projetos e análise de negócios que foram aceitos nos Estados Unidos e ao redor do mundo. Nós temos especialistas e experientes instrutores, que possuem 10, 15, 25 ou mais anos de experiência. Nós temos desenvolvido propriedade intelectual nestas áreas que são demandadas por clientes ao redor do mundo.

  • Qual é a expectativa sobre o mercado brasileiro nestes próximos 5 anos, em relação a nossa economia e ao mercado de gestão de projetos?

    Nós temos uma perspective muito positive do mercado brasileiro. Nós já crescemos nossos negócios nos últimos 2 anos e estamos procurando adicionar cursos e novos clientes. Nós temos um grande time de instrutores brasileiros e expandimos nosso conhecimento a medida que temos oportunidade. O congresso do PMI em São Paulo, em 2009, realmente estimulou nossos negócios. Graças ao excelente time do PMI em São Paulo, nós temos extendido nosso horizonte e escopo nos negócios no Brasil.

  • Como um “expert” em Gestão de Projetos, eu gostaria de solicitar a você dar dicas para nossos leitores que estão iniciando suas carreiras e aqueles que estão no meio do caminho, quais os passos eles deveriam seguir com o objetivo de crescer nesta profissão.

    Gestão de Projetos é realmente uma profissão de vida longa. Se você não é certificado, eu recomendaria a realização da certificação rapidamente. Eu também recomendo que você constantemente realize “networking” na área de gestão de projetos. Como PMP e um profissional seguindo o PMBoK, tornar-se um mentor para ajudar novos Gestores de projetos e estar aberto para aprender novos “skills”. Existem mais de 350.000 gestores de projetos certificados e somente aproximadamente 700 analistas de negócios certificados. Existem oportunidades em ambos os campos e áreas para crescer, portanto procure por formas de crescer e não fique com medo de mudar.

  • Para finalizar esta entrevista, o que o PMI deveria fazer com o objetivo de ajudar a aumentar a consciência e defesa do PMBOK?

    O PMBOK tem realmente sido promovido, mais e mais colégios e universidades estão adicionando gestão de projetos em seus programas. O PMI deveria se juntar a instituições de ensino para promover mais o PMBoK e também seria prudente promover a gestão de projetos em escolas para crianças entre 13 e 18 anos de idade.

Leia a entrevista em inglês

< Voltar

Quer patrocinar a e-News? Entre em contato: comunicacao@pmisp.org.br.
Você está recebendo esse e-mail como um dos benefícios da associação ao PMI São Paulo. Somos totalmente contra o SPAM, caso não seja de seu interesse por favor encaminhe um e-mail para o endereço canaldireto@pmisp.org.br com o assunto Excluir. "PMI", "PMP", "CAPM", "PgMP" e "PMBOK" são marcas do Project Management Institute que estão registradas nos Estados Unidos e demais países.