ENTREVISTA
Mario Eduardo Bueno Ferreira, PMP

- Primeiramente, a equipe e-News gostaria de parabenizá-lo por ter sido selecionado para o LIMC (Leadership Institute Master Class). Você pode contar aos nossos leitores um pouco do que é o LIMC?
Obrigado. O LIMC é um treinamento de liderança para o PMI e seus componentes (Chapters, SIGs, Colleges e REPs). São nove dias de treinamento, em três classes que ocorrem em 2009 e 2010, além de completar uma avaliação 360 graus sobre liderança, sessões virtuais de "coaching" e participação em atividades como leituras, aprendizagem on-line, teleconferências e "webinars".
As atividades são centradas na liderança técnica, práticas de gestão e outras competências essenciais aplicáveis aos voluntários, carreira e desenvolvimento interpessoal, visam a concentrar em fornecer uma melhor compreensão de uma organização sem fins lucrativos, incluindo a governança, requisitos legais e desenvolvimento de voluntários.
Os participantes ganham uma melhor compreensão e respeito de diferenças culturais, aprendem a utilizar os seus pontos fortes e das equipes, usar o conhecimento das responsabilidades sustentáveis, desenvolver capacidades avançadas de comunicação e em público, agir como pensadores e articuladores estratégicos e adquirir um julgamento superior em negócios.
-
Como foi o processo, desde a sua inscrição até sua aprovação?
Eu fui apresentado pelo Paulo Ferreira, PMP (atual Presidente) a Judy Brennan (LIMC Planner), que me enviou um link para aplicar uma elegibilidade, onde é necessário submeter o currículo profissional e de voluntariado, ainda três cartas de recomendações, e principalmente uma declaração de interesse de como eu pretendo contribuir para a comunidade global de voluntariado do PMI. O interessante que essa carta é “blind reviewed”, isto é, não poderia constar qualquer identificação minha sob pena de desclassificação. O processo iniciou em janeiro e finalizou agora em junho.
-
Quantas pessoas são convocadas para o evento? Alguém mais da América Latina foi selecionado?
São 50 voluntários em duas turmas (Europa e EUA), eu estou na dos EUA, sendo que são sete latinos americanos: Américo Pinto, PMP (PMI Rio); Gerardo Sierra, PMP (Presidente do PMI México Chapter e Regional Mentor North LA); Hermann Noll (PMI Santiago Chapter, Chile); Jorge Valdés Garciatorres, PMP (VP PMI México Chapter); Paulo Camargo, PMP (Presidente PMI Pernambuco Chapter); e Victor Villar, PMP (PMI Lima Chapter, Peru e Regional Mentor South LA). E somos, portanto, apenas três brasileiros.
-
Qual a expectativa em relação à sua participação neste evento?
É alta, pois venho recebendo congratulações de colegas que dizem que a experiência irá mudar o modo de pensar em termos de trabalho voluntário. Já sei que haverá vários trabalhos a serem desenvolvidos ou aprimorados.
- Como esta experiência contribuirá para o chapter São Paulo?
Sem dúvida o conhecimento adquirido deve ser passado aos atuais e futuros líderes de nosso Chapter, para isso eu tenho que retribuir essa conquista que só foi possível através de meu trabalho voluntário de seis anos no PMI São Paulo, e é óbvio que só foi possível com o apoio de muitos voluntários, que só no ano de 2008 foram cerca de 100 colegas de iniciantes a muito experientes.
Eu pretendo replicar o conhecimento através de oficinas que é o modelo desse treinamento. E mais, em minha carta de declaração de interesse eu finalizei com uma meta: “Levar o LIMC para os outros continentes não atendidos, América Latina e Ásia”.
< Voltar
|
|