e-NEWS
JUNHO 2009

    Tamanho do texto: A A A Índice | Novos credenciados | Novos associados | Equipe e-News | Participe!

ENTREVISTA

Kelly Oliveira

  • Kelly, qual a sua formação e atuação profissional neste momento?

    Tenho Bacharelado em Informática pela PUC-RS, Pós-graduação em Gerenciamento de Projetos pela FGV e sou aluna especial de Mestrado em Estratégia de Negócios também pela PUC-RS.
    Atualmente sou Gerente de Projetos na Hewlett-Packard na operação de Pesquisa e Desenvolvimento.

  • O que você acha do trabalho voluntariado do PMI, uma vez que você foi voluntária por muitos anos?

    Considero o trabalho voluntário uma experiência de vida, sou voluntária do PMI desde 2002 e durante esse tempo tive a oportunidade de interagir com pessoas do mundo todo, através da atuação em diferentes iniciativas e diretorias pude aprender coisas novas que talvez não fossem possíveis na minha área de atuação.
  • Quais foram os principais trabalhos que você realizou como voluntária no PMI-RS?

    Iniciei meu trabalho voluntariado no Conselho Fiscal do PMI-RS, fui Suplente e depois Secretária, nas gestões seguintes ocupei as diretorias de Filiação e Certificação. Além disso, trabalhei nas iniciativas de Revisão das Políticas Corporativas, Planejamento Estratégico e Comitê de Organização dos Seminários anuais do capítulo desde 2003.
  • Agora que você está ocupando a Presidência do PMI-RS, quais são os planos e principais metas do chapter?

    O PMI está implantando desde 2007 o estabelecimento do planejamento estratégico dos capítulos em alinhamento com as diretrizes do PMF (Performance Management Framework).
    Em 2008 esse processo foi substituído pelo SAPR (Strategic Alignment, Process and Reporting) onde foram estabelecidas diversas métricas de acompanhamento dos capítulos, essas métricas representam serviços que os capítulos devem prestar aos seus membros e certificados.
    Para o PMI-RS um dos maiores desafios dessa gestão é sem dúvida atender a todas as métricas propostas, o que não é pouca coisa, e com isso aumentar nossa base de captação e retenção de filiados.

  • Como você vê a perspectiva de crescimento da carreira de Gerenciamento de Projetos no Rio Grande do Sul? Você acha que o Brasil está ganhando maturidade em Gerenciamento de Projetos?

    A instalação dos parques tecnológicos no estado tem demandado a contratação de um grande número de profissionais qualificados principalmente de TI e Engenharia, nesses processos é possível perceber que as certificações do PMI estão cada vez mais valorizadas, o que é um bom sinal do crescimento da carreira.
    O PMI-RS também tem participado de algumas iniciativas junto aos governos municipais e estaduais de capacitação e consultoria em gerenciamento de projetos, temos acompanhado a implantação de PMOs e treinamentos de pessoal, termos as metodologias do PMI implantadas na área pública é sem dúvida é uma demonstração de maturidade.

  • Em sua opinião, o que falta para que as organizações no Brasil consigam executar seus projetos com maior eficiência e maior percentual de sucessos?

    Existem diversos fatores para insucesso em projetos, afinal as pesquisas apontam que somente 35% dos projetos acabam dentro do prazo e do custo originalmente planejados.
    Eu acredito que a prática de uma metodologia de gestão de projetos traz um diferencial para as empresas e é necessária para acompanhar a dinâmica dos negócios de hoje e permitir que os processos da organização sejam executados de forma a trazer valor para a organização.

  • Você acredita que o perfil cultural do brasileiro, de mais “fazedor” e menos “planejador”, afeta a profissão de Gerente de Projetos?

    Eu acho que o nosso perfil “multidisciplinar”, de quem dá um jeito em tudo, nos ajuda a gerar resultados, mas sem dúvida aquele profissional que busca uma formação e trabalha de maneira mais estruturada, o que inclui certamente muito planejamento, esse tem um diferencial.

  • Gerenciar projetos para você é inspiração ou transpiração? Qualquer pessoa pode se tornar um bom Gerente de Projetos?

    A chave está no equilíbrio. A inspiração diz respeito ao dom, ao talento, as habilidades naturais ou aperfeiçoadas, como a capacidade de comunicação e de liderança. A transpiração é o ato de colocar essas habilidades em prática para gerar algum resultado. Um bom gerente de projetos, além de tirar proveito do seu talento, também deve usar de outras ferramentas para que as execuções dos projetos sejam bem sucedidas. Dentre essas ferramentas podemos incluir o uso de metodologias, como o PMBOK ou de softwares específicos.

  • Você acha que a proliferação de cursos de MBA ou Pós-graduação em Gerenciamento de Projetos atende somente a interesses financeiros das instituições de ensino ou realmente podem contribuir com a profissão de Gerenciamento de Projetos?

    O PMI-RS tem em parceria com a PUC-RS o curso de Pós-graduação de Gerenciamento de Projetos com ênfase em Tecnologia da Informação, talvez seja a única no país, através dessa parceria foi possível desenvolver a proposta pedagógica e também fazermos parte do colegiado que avalia a performance do curso. Essa aproximação é muito positiva para o capítulo, pois tem nos dado a oportunidade de acompanhar as necessidades de mercado, difundir o PMI e a importância da profissão. No Rio Grande do Sul temos feito um esforço para apoiar outras instituições e agregar valor aos cursos através da experiência e da cultura do PMI e esperamos que nossa contribuição possa dar um retorno além do financeiro, proporcionando uma formação de qualidade.
    O PMI já tem uma atuação muito significativa inclusive em cursos de graduação fora do Brasil, acho que estamos caminhando para algo semelhante aqui também, tenho certeza que a presença do PMI junto às instituições pode trazer a credibilidade e o reconhecimento que os profissionais procuram para sua formação e nesse caso, a meu ver, quando se acredita no retorno, a questão financeira deixa de ser o fator de maior importância.

  • A atual crise econômica tem afetado a demanda por projetos no Rio Grande do Sul?

    Acho que houve um momento de paralisação, algumas empresas aproveitaram a fase mais crítica para capacitar seus profissionais e deixá-los aptos para a retomada dos projetos, um reflexo disso foram algumas solicitações de indicações de PMPs e também de treinamentos de gerenciamento de projetos.
    Tenho acompanhado através dos nossos filiados um movimento de transição em algumas empresas, agora acho que aos poucos estão sendo retomadas as contratações e os novos projetos parecem retomar o ritmo.

  • Para terminarmos, o que você poderia falar sobre a profissão de Gerenciamento de Projetos para pessoas que ainda não conhecem, mas estão interessadas no assunto?

    É crescente o interesse das empresas nas mais diversas áreas por profissionais com formação específica em gerenciamento de projetos, o número de profissionais com as certificações do PMI tem um aumento significativo em todo mundo e aos poucos as empresas estão incluindo em seus planos de cargos e salários não só a função de Gerente de Projetos como as de Gerente de Portfólio, Programas e Project Management Officer (PMO).
    São diversas maneiras de reconhecimento da profissão e o número de oportunidades advindas dessa expansão, certamente é uma carreira muito promissora e com muitas oportunidades.
    É claro que como em todas as profissões é necessário o aperfeiçoamento constante, a certificação PMP, que é uma das mais conhecidas no Brasil, para ser mantida necessita que o certificado acumule através de treinamentos ou de experiência, as unidades profissionais de desenvolvimento (PDUs), ou seja, não basta obter o título, esse profissional precisa ter um aprendizado contínuo para garantir a credencial.
    Além da certificação PMP, temos acompanhado o interesse pelas demais certificações como a CAPM, Cronograma e Riscos e há uma grande tendência de brevemente elas passarem a ser requisitos para atuação dos profissionais nessa área, ou seja, aquele que ainda não é Gerente de Projetos tem pela frente um vasto caminho a percorrer e aqueles que já atuam na profissão também encontram inúmeras maneiras de se aperfeiçoar e crescer, existe espaço para todos que estiverem qualificados.

< Voltar

Quer patrocinar a e-News? Entre em contato: comunicacao@pmisp.org.br.
Você está recebendo esse e-mail como um dos benefícios da associação ao PMI São Paulo. Somos totalmente contra o SPAM, caso não seja de seu interesse por favor encaminhe um e-mail para o endereço canaldireto@pmisp.org.br com o assunto Excluir. "PMI", "PMP", "CAPM", "PgMP" e "PMBOK" são marcas do Project Management Institute que estão registradas nos Estados Unidos e demais países.