e-NEWS
ABRIL 2009

    Tamanho do texto: A A A Novos credenciados | Novos associados | Equipe e-News | Participe!

EM DESTAQUE


ENTREVISTA


AGENDA

Global Congress EMEA 2009
18 a 20 de Maio

Global Congress North America 2009
10 a 13 de Outubro

67º Happy Hour
Data: 22 de Maio
Local: Grill Hall
Rua Pedro de Toledo, 1361
Vila Mariana

Preparatório para o exame PMP Campinas - SP
Turma 1/2009 (sábados)
Local: Local: Hotel Vila Rica Campinas - Rua Donato Paschoal, 100 - Bairro Parque Itália - Campinas - SP
Momento: 18 e 25/04- 04,09,16,23 e 30/5 e 06/06 - das 8:00h às 17:00h

Preparatório para o exame CAPM
Turma 2/2009 (segunda a quinta-feira)
Local: Sede do PMI São Paulo, Al. dos Maracatins, 992 - cj. 93-B - Moema
Momento: 01,02,03,04,08,09,15,16,17,18/06
das 19:00h às 23:00h

Preparatório para o exame CAPM
Turma 3/2009 (sábados)
Local: Sede do PMI São Paulo, Al. dos Maracatins, 992 - cj. 93-B - Moema
Momento: 20,27/06 e 04,11,18/07
das 8:00h às 17:00h


CONFIRA NA INTERNET


LINKS

EDITORIAL

Certificação CAPM – Certified Associate Project Management

Lançada em 2003, a Credencial CAPM® - Certified Associate in Project Management, criada para pessoas que não tem a responsabilidade de Gerenciar Projetos, mas que de certa forma estão envolvidas direta ou indiretamente em Projetos, tem como objetivo melhorar o sucesso total do projeto e assegurar o conhecimento em gerência de projeto.
A importância desta certificação é que ela possibilita que pessoas como: técnicos, estudantes, diretores, executivos, entre outros, conheçam de forma abrangente as melhores práticas e terminologias descritas no PMBOK (Project Management Body of Knowledge) possibilitando o entendimento total do ciclo de vida do projeto, facilitando a interação dessas pessoas com o ambiente de Gerenciamento de Projetos da organização. Os requisitos mínimos exigidos para essa certificação são 1500 horas envolvidas em projetos (não necessariamente em posição de Liderança ou Gerenciamento), ou um curso formal com duração mínima de 23 horas. A certificação CAPM permite que pessoas que já atuam em equipes de projetos ou para aqueles que desejam ingressar nesta atividade, um menor tempo para obtê-la.
No ano passado o PMI São Paulo, Brazil Chapter, teve a iniciativa no mercado de lançar um curso preparatório para a Certificação CAPM, sob a orientação da Vice-Presidência Sr. João Gama e a coordenação feita pelo voluntário Sérgio Arabage e por mim.
Existia uma expectativa quanto ao perfil dos alunos (recém formados), mas observamos um grande número de participantes com experiência profissional com perfil técnico, mas que estão mudando para área gerencial. Para essas pessoas a certificação CAPM é ideal. Como o resultado foi muito bom e extrapolou as nossas expectativas, acreditamos que em 2009 o PMI São Paulo, Brazil Chapter deva dar continuidade nestes cursos.
Hoje existe organizações que estão implementando processos de certificação tanto para PMP como para CAPM.

Parte desta matéria foi publicada no PMI Today de Março deste ano.
Link : http://www.pmitoday-digital.com/pmitoday/200903/ na página 9.

Em 2009 a Certificação CAPM continua sendo incentivada pela nova diretoria, sob responsabilidade do Sr. Renato Ferracini.

Marco Antonio Bakos, PMP®
Diretor de Comunicação & Marketing

ARTIGOS


GALERIA

Encontros como o 65º Happy Hour proporcionam simultaneamente a troca de experiências e a descontração de profissionais de GP.

ACONTECEU


ESPAÇO ABERTO

“Depois de 6 meses como voluntária, posso dizer que sou uma profissional mais realizada e completa. Tive que aprimorar muitas habilidades que estavam um pouco esquecidas e mergulhei fundo na pesquisa sobre Gerenciamento de Projetos. É incrível como a união dos esforços de cada integrante, faz da E-news um canal de comunicação importante entre o PMI e os gerentes de projeto. Hoje posso dizer, com total certeza, que vale a pena dedicar algumas horas por mês e fazer parte dessa bem sucedida história.”

Juliana Coutinho Oliveira
Integrante da equipe E-news
Designer Gráfico e estudante de MBA em Gestão de Projetos

Quer patrocinar a e-News? Entre em contato: comunicacao@pmisp.org.br.
Você está recebendo esse e-mail como um dos benefícios da associação ao PMI São Paulo. Somos totalmente contra o SPAM, caso não seja de seu interesse por favor encaminhe um e-mail para o endereço canaldireto@pmisp.org.br com o assunto Excluir. "PMI", "PMP", "CAPM", "PgMP" e "PMBOK" são marcas do Project Management Institute que estão registradas nos Estados Unidos e demais países.