• GP na Mídia

  • Clipping

5 erros que o gestor de projetos deve ficar longe Faz parte do trabalho de um gerente de projetos minimizar riscos... Leia mais
Uma alternativa diferente para criação de um PMO A criação de um PMO (project management office) pode ser encarada... Leia mais
Amadurecendo o Gerenciamento de Projetos O cenário brasileiro de Gerenciamento de Projetos vem se modificando... Leia mais
PMI - São Paulo no site Grandes Construções PMI - São Paulo no site Grandes Construções O site Grandes Construções destacou o 13º Seminário Internacional... Leia mais
PMI - São Paulo no site Mutua O PMI - São Paulo foi destaque no site Mutua (Caixa de Assistência... Leia mais
PMI - São Paulo no site Fator Brasil PMI - São Paulo no site Fator Brasil O site Fator Brasil publicou matéria sobre o 13º Seminário... Leia mais

O que é um Projeto?

Um Projeto é um esforço temporário empreendido para alcançar um objetivo específico. Eles são semelhantes às operações em função de serem executados por pessoas, geralmente terem limitações de recursos e serem planejados, executados e controlados.

As operações e projetos diferem entre si principalmente porque as operações têm um caráter contínuo e repetitivo, ao passo em que os projetos têm um caráter temporário e único. Temporário significa que todo projeto tem um início e um término definidos. Único significa que o produto ou serviço é, de algum modo, diferente de todos os produtos e serviços semelhantes.

Projetos são criados em todos os níveis da organização. Podem envolver uma pessoa ou milhares delas. Podem exigir menos de 100 ou mais de 10.000.000 de horas para serem concluídos. Os projetos podem ser desenvolvidos em um único departamento da organização ou transpor suas fronteiras, como nas joint ventures e parcerias. Freqüentemente, os projetos representam componentes críticos da estratégia de negócio das empresas.

O Gerenciamento de Projetos pode ser aplicado a projetos independentemente de suas dimensões, prazos e orçamentos. Alguns exemplos incluem:

  • Desenvolver um novo produto ou serviço;
  • Efetuar mudança na estrutura, no pessoal ou no estilo de uma organização;
  • Conceber um novo veículo de transporte;
  • Desenvolver ou adquirir um sistema de informações novo ou modificado;
  • Construir um edifício ou uma instalação;
  • Conduzir uma campanha política;
  • Implantar um novo procedimento ou processo de negócio. 

linkedin      twitter      facebook      youtube 

Agenda de Eventos

Parceiros

PMIEF-Logo-with-TM
JPEG72 vsmall  logo-senac