• GP na Mídia

  • Clipping

A guerra dos perfis dos Gerentes de Projetos A cultura do gerenciamento de projetos está cada vez mais difundida... Leia mais
Fatores de sucesso para gestão de projetos em estrutura matriciais Este artigo discute e propõe fatores de sucesso na prática... Leia mais
É Importante Documentar Absolutamente Tudo? Como você registra as informações de um projeto? Adota uma... Leia mais
PMI SP realiza Seminário PMO PMI SP realiza Seminário PMO Com intenção de reunir casos reais de sucesso e promover a... Leia mais
Inscrições abertas para 9º CBGP Inscrições abertas para 9º CBGP No mês de Julho foram abertas as inscrições de trabalhos... Leia mais
PMI SP e ABIFER firmam acordo PMI SP e ABIFER firmam acordo Neste mês de junho, o PMI São Paulo e a ABIFER (Associação... Leia mais

O que é um Projeto?

Um Projeto é um esforço temporário empreendido para alcançar um objetivo específico. Eles são semelhantes às operações em função de serem executados por pessoas, geralmente terem limitações de recursos e serem planejados, executados e controlados.

As operações e projetos diferem entre si principalmente porque as operações têm um caráter contínuo e repetitivo, ao passo em que os projetos têm um caráter temporário e único. Temporário significa que todo projeto tem um início e um término definidos. Único significa que o produto ou serviço é, de algum modo, diferente de todos os produtos e serviços semelhantes.

Projetos são criados em todos os níveis da organização. Podem envolver uma pessoa ou milhares delas. Podem exigir menos de 100 ou mais de 10.000.000 de horas para serem concluídos. Os projetos podem ser desenvolvidos em um único departamento da organização ou transpor suas fronteiras, como nas joint ventures e parcerias. Freqüentemente, os projetos representam componentes críticos da estratégia de negócio das empresas.

O Gerenciamento de Projetos pode ser aplicado a projetos independentemente de suas dimensões, prazos e orçamentos. Alguns exemplos incluem:

  • Desenvolver um novo produto ou serviço;
  • Efetuar mudança na estrutura, no pessoal ou no estilo de uma organização;
  • Conceber um novo veículo de transporte;
  • Desenvolver ou adquirir um sistema de informações novo ou modificado;
  • Construir um edifício ou uma instalação;
  • Conduzir uma campanha política;
  • Implantar um novo procedimento ou processo de negócio. 

linkedin      twitter      facebook      youtube 

Agenda de Eventos

Parceiros

PMIEF-Logo-with-TM
JPEG72 vsmall  logo-senac
logo-robson-camargo